fbpx

Compartilhe
Pin It

Bárbara Ligero - Colaboração para Nossa

Bubble waffles: de comida de rua simples de Hong Kong a guloseima celebrada no Instagram Imagem: Reprodução

Antes de serem transformados em uma fotogênica guloseima, os bubble waffles eram uma comida de rua bastante simplória de Hong Kong. Apesar de suas origens serem incertas, todas as lendas indicam que o doce nasceu da necessidade de aproveitar ovos danificados durante o pós-guerra.
Adicionando apenas farinha e açúcar, os confeiteiros obtinham uma mistura que era despejada sobre uma chapa com pequenas células redondas. O resultado era uma massa crocante por fora e macia como um bolo por dentro, que foi batizada de gai daan jai ("pequenos ovos de galinha", em cantonês) e se tornou a comida de rua mais popular de Hong Kong.
Na China, são vendidos a qualquer hora do dia e servidos puros (veja receita nesta reportagem), em saquinhos de papel. Ao serem levados para fora de seu país de origem, eles se transformaram nos bubble waffles, bem mais calóricos e "instagramáveis".


Versão brasileira


Presente nas principais capitais da Ásia e da Europa, a guloseima chegou ao Brasil em julho de 2017 através de Candice Arsenault, que atuava como compradora em uma empresa de móveis.
Em uma de suas frequentes viagens para a China a trabalho, ela conheceu o tal gai daan jai, que a surpreendeu positivamente.

Zhöu Zhöu - Divulgação - Divulgação

Bubble waffle da Zhöu Zhöu: pioneiro no país Imagem: Divulgação

Zhöu Zhöu - Divulgação - Divulgação

Originalmente chamado de gai daan jai, o doce foi incrementado para ganhar o mundo Imagem: Divulgação


"Em Hong Kong, os bubble waffles são uma comida de rua barata e popular, como o cachorro-quente e a tapioca no Brasil. À primeira vista, a massa parece pesada, mas quando você prova descobre que ela é incrivelmente leve", conta.
Antes de inaugurar a primeira loja de bubble waffles de São Paulo, a Zhöu Zhöu, Candice teve que importar as chapas que deixam a massa no formato de bolhas da China.
Outro desafio foi acertar a receita que, segundo ela, deve levar três tipos diferentes de farinha e bastante ovo para que a consistência fique ideal.


Logo em seguida, em outubro de 2017, a Dr. Bubble também começou a vender os bubble waffles em suas três lojas em São Paulo. A ideia veio da sócia proprietária Stella Tao, que aprovou as mudanças pelos quais o doce tinha passado ao migrar para outros países.

Dr. Bubble - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram

Nas versões modernas, os toppings ganharam destaque Imagem: Reprodução Instagram

Dr. Bubble - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram

De frutas a bolachas recheadas: a ordem é exagerar nas coberturas Imagem: Reprodução Instagram


"Meu pai me levava junto em suas viagens a negócios por Hong Kong e o meu café da tarde costumava ser um dos bubble waffles originais. Mais tarde, em uma viagem pela Europa, eu vi que o pessoal estava dobrando a massa em formato de cone e colocando sorvetes e coberturas no meio. Experimentei e achei o máximo", ela relata.

Ao gosto do freguês

O grande barato do bubble waffle é que o cliente pode fazer a sua própria combinação de sabores. Na Zhöu Zhöu, paga-se R$ 18 para escolher um sabor de sorvete e adicionais ilimitados. Isso significa que, além das coberturas de chocolate, morango, Nutella e leite condensado, é possível adicionar os chamados "toppings", entre os quais se destacam doçuras como Froot Loops, KitKat, bolachas Oreo, M&Ms e balas Fini.

Dr. Bubble - Divulgação - Divulgação

Dr. Bubble Imagem: Divulgação


Na Dr. Bubble o preço é R$ 20 e a massa pode ser de baunilha, chocolate ou recheada com chocochips ou Oreo. Os adicionais incluem paçoca, leite ninho e marshmallow, além das coberturas de Nutella, chocolate, doce de leite, morango, leite condensado e mel. Com uma lista de opções tão calórica, o bubble waffle pode parecer uma sobremesa para lá de enjoativa, mas a fundadora do Zhöu Zhöu afirma que não é bem assim. "Vejo que os clientes têm medo de colocar muita coisa e ficar pesado, mas depois eles se arrependem e voltam querendo mais um", relata Candice.

Fenômeno no Instagram

Instagramável, Bubble Waffle faz sucesso na rede social pelo visual - Toa Heftiba/Unsplash - Toa Heftiba/Unsplash

Instagramável, Bubble Waffle faz sucesso na rede social pelo visual Imagem: Toa Heftiba/Unsplash


O bubble waffle é um bom exemplo de como o Instagram está influenciando a gastronomia no Brasil e no mundo. Graças à moda de fotografar refeições para compartilhar com os amigos, a rede social se mostrou uma ótima ferramenta para expor uma marca, atrair clientes e, consequentemente, lucrar mais. A aparência do produto sempre foi uma preocupação para os restaurantes. A diferença é que agora a comida deve agradar não só os olhos como as lentes, o que gera uma preocupação a mais com texturas, cores e formatos. Com os adicionais certos, a sobremesa de Hong Kong protagoniza fotos viralizantes.


O bubble waffle fez sucesso porque sua aparência é muito atraente e as pessoas gostam de postá-los nas redes sociais"

Candice Arsenault

 

Stella também assume que o Instagram foi crucial para o sucesso na divulgação do seu negócio. Na Dr. Bubble, os funcionários são treinados para colocar os ingredientes de forma cuidadosa e planejada, para que tudo fique extremamente fotogênico. O resultado, segundo ela, é "parecido com um buquê de flores comestíveis".

Sua hora de fazer!


Confira a receita completa do bubble waffle para reproduzir a massa da sobremesa na sua casa. Para assar a massa, na falta de uma máquina específica, é possível fazer testes com a sanduicheira: não vai ficar "bubble", mas vale para experimentar.

CLICK PARA VER RECEITA COMPLETA

 

 

 

FONTE: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/08/31/bubble-waffle-a-sobremesa-de-hong-kong-que-ganhou-o-mundo-pelo-instagram.htm

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...
Mariana Fonseca Governo estadual também anunciou que Fase de Transição segue e detalhou apoio a...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

Letícia Taets - Revista Seleções O mês de junho chegou e com ele os festejos juninos! Preparando tudo para fazer a sua festa em casa, não pode faltar a tradicional paçoca de amendoim. Mas já...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account