fbpx

Compartilhe
Pin It

Postado por: Adriano Silverio

A metrologia industrial é um conceito relativamente novo que tem ganhado um grande espaço nesse mercado em virtude dos benefícios observados na aplicação.
Com isso, muitas corporativas passaram a ter interesse sobre o tema, mas o que será a metrologia industrial? Quais os requisitos para aplicá-la?

metrologia industrial

Para resolver estas e outras questões, no material de hoje estamos trazendo algumas informações acerca deste tema, que certamente auxiliarão na compreensão da aplicação.

Então, se deseja saber mais sobre o assunto e entender os benefícios para o setor industrial, continue sua leitura!

O que é a metrologia?

Quando falamos em metrologia nos referimos à ciência responsável por estabelecer diferentes métodos de medição, a fim de adequá-los às mais diversas necessidades da humanidade.

É por meio da metrologia que foi possível se estabelecer algumas unidades de medidas comuns a todo o mundo, como é o caso dos centímetros e das polegadas.

Isso atribui uma uniformidade muito maior no que diz respeito às medidas, pois garante maior exatidão e confiabilidade em todos os setores que fazem uso dessa ciência.

É possível considerar que a metrologia é uma das principais responsáveis pelo enorme avanço sofrido pela humanidade no que diz respeito à criação de novas tecnologias e evoluções do mercado.

Por isso, atualmente é bem difícil citar uma área profissional que não se beneficie da metrologia, incluindo as indústrias, e a seguir veremos sobre as vantagens observadas nesse setor!

Como esta ciência pode ser aplicada na indústria?

Como vimos, a metrologia é uma ciência de extrema importância para diversos aspectos da vida e atividade humana, de forma que as indústrias não ficam de fora desse grupo.

Embora de início possa parecer confuso entender esse conceito, basta pensar na principal atividade das indústrias, que é a produção de bens materiais, que devem respeitar unidades de medidas.

A atuação do setor industrial se dá principalmente para a produção de materiais de forma contínua e linear, o que é estabelecido por meio do chamado controle de qualidade.

Mas, de que forma é possível determinar que uma peça passe pelo controle de qualidade, se esta análise não for realizada por meio dos conceitos de medição?

Qualquer tipo de medida, estando esta relacionada a peso, largura, dimensão ou qualquer outro quesito, certamente faz parte das unidades propostas pela metrologia industrial.

Por isso, desde que as indústrias surgiram é praticamente impossível dizer que a metrologia não é essencial para as suas atividades.

E, a cada ano que passa, com as intensas inovações do mercado, se faz cada vez mais necessário investir em métodos ainda mais avançados propostos por essa área da ciência.

A seguir veremos como pode ser feita a inclusão destes conceitos da melhor forma possível, então confira!

  1. Entenda a respeito dos principais conceitos da metrologia

Não há como fazer uso da metrologia industrial sem conhecer os principais conceitos dessa ciência.

Isso porque, antes de pretendermos aplicar as unidades de medidas a qualquer finalidade, é fundamental compreender a fundo sobre elas, a fim de que seja possível analisar o que é melhor para cada atividade.

Anteriormente dissemos que a metrologia industrial é fundamental para a realização do controle de qualidade, mas devemos ressaltar que esta não é a única área que pode se beneficiar.

Uma boa indústria conta com diversos setores, geralmente divididos de acordo com os processos de produção, o que exige conhecimentos de metrologia específicos para suprir as necessidades.

Por isso, se você deseja incluir de forma certeira a metrologia em sua indústria é muito importante que entenda sobre estes conceitos.

O profissional mais qualificado para te auxiliar nessa questão é um engenheiro, em especial o engenheiro de produção, que entende bem sobre o setor.

Então, se possível, não deixe de contar com esse tipo de colaborador em sua indústria, pois será vantajoso para o bom funcionamento de todos os processos!

  1. Conhecimento a respeito de gestão e logística é fundamental 

Como foi possível conferir, a metrologia é uma área bastante extensa, que pode ser aplicada a praticamente todos os setores da vida.

Por isso, quem pretende investir nessa ciência, deve antes de tudo aprender sobre os principais conceitos de gestão e logística.

Estes são importantes para determinar os pontos mais importantes para o tipo de indústria em questão, a fim de realizar as melhores escolhas relacionadas a medição.

A boa notícia é que este tipo de conhecimento não está tão distante, uma vez que existem cursos online próprios para este fim, que disponibilizam os conteúdos mais importantes do assunto.

Essa é uma boa alternativa para quem não pode contratar alguém especializado no assunto, ou que até entende sobre o tema, mas gostaria de se atualizar sobre as novidades do mercado.

Por isso, não deixe de procurar por uma boa plataforma de cursos online, já que esta representa uma excelente opção para entender sobre os conceitos básicos, antes de partir para a aplicação da metrologia industrial!

  1. Aposte em tecnologia

O mercado da metrologia, em especial quando aplicada à indústria, é extremamente extenso, já que conta com diversas opções, com as mais avançadas tecnologias.

Por mais que muitos considerem bobagem, as novas tecnologias da metrologia são indispensáveis para quem deseja melhores resultados de forma ainda mais prática e eficiente.

Além disso, não podemos nos esquecer que a metrologia industrial é um meio importante de garantir maior segurança, qualidade e confiança na produção, o que só pode ser garantido por meio de bons recursos.

Por isso, se você deseja investir na metrologia para a sua indústria, aposte em tecnologia, em especial nas mais recentes, pois isto te poupará um bom trabalho, além de garantir maiores resultados, que serão convertidos em lucratividade.

É importante ressaltar que nem sempre a melhor tecnologia de metrologia industrial se dará pelo maior preço, sendo fundamental fazer boas pesquisas para que seja possível selecionar as melhores opções.

Para isso, as dicas sobre qualificação que demos anteriormente podem auxiliar, então não deixe de procurar por cursos e opções de estudo!

Estas foram as informações a respeito da metrologia industrial, então agora que sabe mais sobre o assunto, não deixe de amadurecer essa ideia, que poderá ser um fator importante para o crescimento do seu negócio!

 

 

 

industria hoje

FONTE: https://industriahoje.com.br/como-funciona-a-metrologia-industrial

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Mariana Fonseca Governo estadual também anunciou que Fase de Transição segue e detalhou apoio a...
DW.COM Kathlen Romeu, de 24 anos, foi baleada durante um tiroteio entre policiais e criminosos na...
Correio24Horas É o segundo ano consecutivo que a festa não pode acontecer Aglomeração e São João...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Letícia Taets - Revista Seleções O mês de junho chegou e com ele os festejos juninos! Preparando tudo para fazer a sua festa em casa, não pode faltar a tradicional paçoca de amendoim. Mas já...

Redação casa.com.br Com o Dia dos Namorados se aproximando, é uma boa hora para ir treinando as habilidades culinárias para preparar um prato cheio de amor e corações para aquele alguém...

Maria Fernanda Ziegler, da Agência Fapesp Quando se trata de ganhar massa e força muscular, é mais importante atentar para a quantidade de proteína ingerida do que para a origem do nutriente....

Guia da Cozinha Em mês de Festa Junina e dias frios, nada melhor do que um caldo verde para se aquecer e entrar no clima de São João. Esse prato tradicional é tão versátil quanto delicioso, por...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account