fbpx

Compartilhe
Pin It

Vinícius Gonçalves, colaboração para o CNN Brasil Business

black friday191120Lojas fazem preparação para a Black Friday no Rio de Janeiro: data já virou sinônimo de promoções | Foto: Isabelle Saleme/CNN

Ansioso para aproveitar as ofertas da Black Friday? Presente no Brasil desde 2010 – uma década em que o comércio eletrônico deu passos largos – a data comercial está marcada para 27 de novembro em 2020. Este dia pode ser uma grande oportunidade para comprar itens por preços mais atrativos, mas é necessário tomar alguns cuidados para que a Black Friday não se transforme em Black Fraude. 

Para este ano, esqueça aquela cena de vendedores batendo em portas antes das lojas se abrirem. Com os shoppings e comércios físicos mais esvaziados por conta da pandemia do novo coronavírus, a expectativa é que esta seja a mais digital entre todas as edições.

Como consequência do aumento das vendas online, as tentativas de golpes na Black Friday sempre aumentam neste período. 

Entre as práticas mais comuns de crimes cibernéticos estão os golpes de falsos sites "oficiais" de varejo – onde o criminoso cria uma plataforma visual idêntica ao e-commerce original –, e acaba roubando os dados pessoais do usuário, que podem ser desde documentos até o número do cartão de crédito. 

Mas é possível perceber quando se trata de uma armadilha. Confira, a seguir, algumas dicas para comprar com mais segurança na Black Friday 2020. 

Barato demais? Desconfie

Uma das principais iscas dos golpes nesse período é justamente um preço bastante atrativo. Geralmente, o criminoso usa a tática de sinalizar que a oferta acabará em instantes, o que acaba persuadindo o usuário a realizar a compra rapidamente.

O objetivo desse tipo de golpe é fazer com que o consumidor não tenha tempo para refletir e realizar uma verificação de segurança que pode revelar que se trata de um golpe. 

A "cilada" do boleto

Outra estratégia utilizada por cibercriminosos é oferecer um valor muito abaixo por determinado produto apenas mediante de pagamento em boleto. Por isso, sempre desconfie e tente entrar em contato com canais oficiais da loja porque, neste tipo de fraude, conseguir recuperar o dinheiro se torna mais difícil.

Verifique a autenticidade do site

Algumas armadilhas digitais podem passar despercebidas na pressa por comprar o produto desejado. Uma delas é o link enganoso, onde o criminoso utiliza um endereço muito próximo às gigantes do varejo. "Pontofri0" ao invés de "Pontofrio", "Casasbaia" no lugar de "Casasbahia", entre outros.

Por isso, a dica é sempre conferir a grafia correta do portal visitado e testar o buscador de produtos para aferir a autenticidade do link. Esse mesmo golpe também é muito frequente em redes sociais como o Facebook, por isso, redobre o cuidado. 

Na dúvida, compare os preços

Os comparadores de preços, como Zoom e Buscapé, se tornaram muito populares entre os compradores mais assíduos do ambiente digital. Neste período, não pense duas vezes em utilizar esse tipo de ferramenta para analisar a variação de preços durante o período de Black Friday.

Uma das facilidades é que esses canais oferecem a possibilidade de criar de alertas para quando os preços do produto que você deseja baixarem. 

Canais oficiais

Informação nunca é demais antes de fazer uma compra. Por isso, uma alternativa é ligar para os canais de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e repasse as informações e dúvidas que você tem sobre determinada oferta.

Outra boa dica se você for comprar online é conferir do lado inferior da tela se existe algum ícone de chave ou cadeado. É importante lembrar que nenhum e-commerce solicita a senha do seu cartão.

 

 

 

 

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/11/19/black-friday-2020-veja-dicas-para-evitar-golpes-e-fraudes

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

MetSul Massa de ar de enorme intensidade chega ao Sul do país na próxima semana com temperatura...
Jéssica Gotlib Presidente convidou o homem a uma live e reforçou a fala racista dizendo que ele...
Brasil247 Foto: Reprodução Ativistas de direitos humanos, jornalistas e advogados em todo o mundo...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp. Tem-se a impressão de que há um grande pessimismo em relação à época na qual vivemos. Por um lado, tudo é demonizado e nada vale a pena, pois só o passado era a única coisa mais bela desse mundo. Lá éramos felizes e...

Helio & Deise Peixoto “O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras.”Provérbios 14:3 {loadposition apoiador-estilo-vida} Sabemos quão importante é obedecer à Palavra de Deus...

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account