fbpx

Compartilhe
Pin It

AFP

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo em 8 de março, é um símbolo das lutas e reivindicações pelos direitos das mulheres, contra o sexismo e as desigualdades em relação aos homens há mais de um século.

petrogrado050321© - Manifestantes russos reinvidicam o direito ao voto para as mulheres na antiga Petrogrado, hoje São Petersburgo, em 1917

- Qual a origem do 8 de março? -

A primeira iniciativa em favor de um dia para as mulheres data de 1909, uma ideia concebida pelo Partido Socialista dos Estados Unidos. 

 

Mas foi na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em agosto de 1910, em Copenhague, que a alemã Clara Zetkin abre uma votação sobre o princípio de um Dia Internacional, sem data definida.

Nesse período, as reivindicações das mulheres contra a discriminação no emprego e pelo direito ao voto cresciam nos países industrializados.

O movimento sufragista para reivindicar o direito ao voto para as mulheres nasceu em 1903 no Reino Unido, onde elas obtiveram o direito de votar (a partir dos 30 anos) em 1918.

- Quando foi a primeira edição? -

A primeira edição do Dia da Mulher aconteceu em 19 de março de 1911. Nesse dia, mais de um milhão de pessoas protestaram pelos direitos das mulheres em Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Nos primeiros anos, esses dias estão intimamente ligados aos movimentos operário e socialista. Em 1914, foi em 8 de março que as mulheres socialistas se reuniram em Berlim, em particular para exigir o direito ao voto. O acontecimento é considerado a primeira manifestação de fato do 8 de março.

- Qual é o elo com a revolução russa? -

Enfraquecido após a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, o Dia da Mulher encontrou um novo começo na Rússia.

Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário russo), ocorreram manifestações em São Petersburgo (então Petrogrado) de operárias exigindo pão e o retorno dos homens do front.

É o primeiro ato dos acontecimentos que levarão à abdicação do czar e à revolução russa. Em homenagem a este "primeiro dia da Revolução Russa", Lênin teria designado esta data como o dia oficial de celebração para as mulheres.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março tornou-se em todos os países do Bloco de Leste uma celebração da mulher e do comunismo.

- Quem decidiu internacionalizar o 8 de março? -

A partir do início da década de 1970, os movimentos feministas ocidentais aproveitaram essa data simbólica para fortalecer as reivindicações por direitos políticos e sociais iguais, pela legalização do aborto ou pela igualdade no trabalho.

Em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU), junto com outras organizações internacionais, fez desta data o “Dia Internacional da Mulher”.

- Edição especial pelos 100 anos -

O dia 8 de março de 2010 marcou o 100º aniversário do "Dia Internacional da Mulher". Para a ocasião, diversos eventos foram organizados nos cinco continentes.

O tema oficial escolhido pela ONU enfatizou a igualdade no trabalho e na sociedade: “igualdade de direitos, igualdade de oportunidades: progresso para todos”.

Na França, o dia 8 de março de 2010 foi acompanhado pelas comemorações do 40º aniversário da criação do Movimento de Libertação das Mulheres (MLF), um movimento feminista que reivindica a liberdade dos corpos das mulheres e campanhas pelo direito ao aborto.

 

 

 

 

FONTE: https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/cinco-curiosidades-sobre-o-dia-internacional-da-mulher/ar-BB1egO1b

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...
Mariana Fonseca Governo estadual também anunciou que Fase de Transição segue e detalhou apoio a...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

Letícia Taets - Revista Seleções O mês de junho chegou e com ele os festejos juninos! Preparando tudo para fazer a sua festa em casa, não pode faltar a tradicional paçoca de amendoim. Mas já...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account