fbpx

Compartilhe
Pin It
Roberta M.

É bem possível que a humanidade nunca tenha vivido antes na história uma realidade tão favorável ao culto a si mesmo. Esse tipo de ambiente estimula traços que nem sempre são agradáveis, mas um em específico acaba chamando muito a atenção, embora nem todo mundo saiba que se trata de uma questão patológica.

narcisismo040421

O narcisismo, em geral, é uma característica que as pessoas atribuem umas as outras sem entender o que realmente significa. Narcisistas são pessoas que possuem dificuldade para sentirem empatia pelos outros, geralmente gostam de serem admirados (quase cultuados) e reconhecidos, podendo até mesmo agir de forma problemática para atingir objetivos.

Essa é uma característica que esta muito enraizada em transtornos psíquicos, podendo evidenciar patologias graves. Mas será que sempre se trata de uma questão perversa? A ciência começa a elucidar essa questão e a resposta pode ser surpreendente.

Estudo publicado na Personality and Individual Differences

Um novo estudo com 270 pessoas com idade média de 20 anos dá mais atenção à noção de que os comportamentos narcisistas nem sempre são movidos pelas mesmas coisas que a psicopatia.

“Por muito tempo, não estava claro por que os narcisistas se envolvem em comportamentos desagradáveis, como a autocomplacência (ato de desculpar-se por seus erros), já que isso faz com que os outros pensem menos deles. Nosso trabalho revela que esses narcisistas não são grandiosos, mas sim inseguros”, disse o psicólogo clínico Pascal Wallisch, da New York University (NYU).

“Mais especificamente, os resultados sugerem que o narcisismo é mais bem entendido como uma adaptação compensatória para superar e encobrir a baixa autoestima”, acrescentou a psicóloga clínica Mary Kowalchyk, também da NYU.

Os psicólogos já distinguem entre dois tipos bastante diferentes de narcisistas: ‘narcisistas vulneráveis’ que têm baixa auto-estima, ansiedade de apego e são altamente sensíveis a críticas; e ‘narcisistas grandiosos’, que têm alta autoestima e auto-engrandecimento.

“Os narcisistas são inseguros e lidam com essas inseguranças engrandecendo a si mesmos. Isso faz com que os outros gostem menos deles no longo prazo, agravando ainda mais suas inseguranças, o que leva a um ciclo vicioso de comportamentos ‘auto-engrandecedores’”, disse Kowalchyk.

Isso contrasta com os indivíduos que exibem um narcisismo grandioso, que genuinamente acreditam em sua própria importância e não exibem sinais de insegurança. Para os pesquisadores, a diferença entre os dois vai além da distinção de categorias.

O que o novo estudo sugere é que o narcisismo pode surgir de dois pontos: uma psicopatia, quando o indivíduo realmente acredita ser melhor dos que os demais; ou em compensação ao próprio mal-estar gerado pela baixa auto-estima. Entender o narcisismo é um ponto muito relevante, especialmente tendo em vista que pessoas narcisistas podem causar dor e sofrimento nas pessoas ao seu redor, por conta dos padrões de abuso narcisistas.

Apesar de ser um problema real e patologico em muitos casos, o narcisismo se manifesta como traço da personalidade de muitas pessoas a todo o momento. Incentivar o trabalho em equipe e a empatia entre crianças tende a combater esses traços, que podem representar problemas reais na vida adulta, especialmente em tempos de rede social e culto a auto-imagem.

 

 

 

 

FONTE: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/existem-dois-tipos-pessoas-narcisistas-diferenca-crucial.html

 

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

MetSul Massa de ar de enorme intensidade chega ao Sul do país na próxima semana com temperatura...
Jéssica Gotlib Presidente convidou o homem a uma live e reforçou a fala racista dizendo que ele...
Brasil247 Foto: Reprodução Ativistas de direitos humanos, jornalistas e advogados em todo o mundo...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp. Tem-se a impressão de que há um grande pessimismo em relação à época na qual vivemos. Por um lado, tudo é demonizado e nada vale a pena, pois só o passado era a única coisa mais bela desse mundo. Lá éramos felizes e...

Helio & Deise Peixoto “O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras.”Provérbios 14:3 {loadposition apoiador-estilo-vida} Sabemos quão importante é obedecer à Palavra de Deus...

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account