fbpx

Compartilhe
Pin It

Lançado pela Yamaha em 2001, o TMAX deu origem ao segmento dos maxiscooters, trazendo aos motociclistas um veículo que oferece a combinação do desempenho das motocicletas com a conveniência proporcionada pelos scooters, tornando os deslocamentos de média e longa distância mais fáceis, rápidos e divertidos.

E para comemorar os 20 anos de seu maxiscooter, a marca de Iwata anunciou a chegada da edição especial 20th Anniversary, versão que terá produção limitada em 560 unidades, todas numeradas, e que serão vendidas exclusivamente pela internet a partir de 31 de março.

yamahatmax060321

A versão comemorativa do Yamaha TMAX oferece itens diferenciados como carenagens em carbono forjado, pintura diferenciada, assento especial aquecido feito e manoplas aquecidas, além de placa numerada para comprovar sua autenticidade. Completam o pacote para-brisas elétrico, controle de cruzeiro, piscas dianteiros integrados em LED, controle de tração, chave keyless e painel de instrumentos TFT monocromático.

 

O TMAX tem uma construção diferente da tradicional receita onde o motor já se faz de suspensão traseira. O maxiscooter da marca de Iwata tem um chassi de viga dupla de alumínio com o motor ancorado como nas motocicletas e a transmissão final é por correia dentada. Ele utiliza um motor de 560 cm³ com dois cilindros paralelos com novos pistões forjados, além de bielas reprojetadas para proporcionar um desempenho superior e com um caráter mais esportivo, vindo do aumento de torque em 6%.

Os 20 anos do Yamaha TMAX

Ao longo de sua história, o TMAX tem evoluído para atender às necessidades e desejos de seus clientes. A primeira geração era movida por um motor de dois cilindros de 500 cm³ capaz de atingir 160 km/h de velocidade máxima. Com seu motor compacto montado na estrutura de aço tubular, ele proporcionou alta estabilidade para quem precisa se deslocar diariamente com agilidade.

<a href=

Entre 2004 e 2007, a 2ª geração do TMAX elevou o desempenho com a introdução de um motor com injeção de combustível mais potente, enquanto a pilotagem foi aprimorada com a adoção de novos garfos e freios com discos duplos na dianteira e ABS como opcional. Ele também ganhou freio de estacionamento e roda traseira de 15 polegadas.

<a href=

Já a 3ª geração do TMAX, lançada em 2008, trouxe chassis renovados e sua condução foi aprimorada com a introdução de um quadro de alumínio leve. O diâmetro do garfo dianteiro foi aumentado em 2mm para 43 mm, e a roda dianteira passou a ser de 15 polegadas.

<a href=

O ano de 2012 viu a chegada da 4ª geração do TMAX, trazendo uma nova renovação para os  chassis e um motor mais potente, com 530 cm³ e transmissão por correia. O maxiscooter da Yamaha também recebeu um novo braço oscilante em alumínio com massa suspensa para que a suspensão traseira pudesse oferecer respostas mais suaves e rápidas.

<a href=

Em 2015, o scooter da Yamaha chegou em sua 5ª geração, tendo como principais novidades a adoção de garfos dianteiros invertidos e pinças de freios radiais, itens que a colocaram como o modelo mais avançado em seu segmento.

<a href=

Já em 2017, a 6ª geração do TMAX veio com um novo visual dinâmico e apresentava uma gama de sofisticados auxiliares eletrônicos de pilotagem que ofereciam ainda maior controle em diferentes condições de pilotagem. Entre suas especificações estão acelerador eletrônico e controle de tração. Ele também ganhou duas novas versões, DX e SX, sendo que a primeira  ganhava o modo de entrega de potência selecionável D-MODE, enquanto o segundo era dotado de controle de cruzeiro, assento e manoplas aquecíveis e para-brisa com ajuste eletrônico.

<a href=

Chegamos em 2020, ano que o TMAX ganhou o motor mais poderoso já usado pela Yamaha em seu maxiscooter, o mesmo que é usado nesta versão especial. Junto dele, a nova carroceria levou o modelo a um novo patamar para seu segmento.

No Brasil, o Yamaha TMAX foi oferecido entre 2014 e 2017, mas sua importação foi descontinuada por conta do alto preço e do baixo índice de vendas, deixando saudades nos fãs do modelo. No mercado de usados é possível achar algumas unidades seminovas do TMAX 530 com preços a partir de R$ 35.000. Faria bem a Yamaha em voltar a oferecer o modelo por aqui? Deixe sua opinião nos comentários!

 

 

 

 

FONTE: https://www.motociclismoonline.com.br/noticias/yamaha-tmax-completa-20-anos-e-ganha-edicao-comemorativa/

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Mariana Fonseca Governo estadual também anunciou que Fase de Transição segue e detalhou apoio a...
DW.COM Kathlen Romeu, de 24 anos, foi baleada durante um tiroteio entre policiais e criminosos na...
Correio24Horas É o segundo ano consecutivo que a festa não pode acontecer Aglomeração e São João...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Letícia Taets - Revista Seleções O mês de junho chegou e com ele os festejos juninos! Preparando tudo para fazer a sua festa em casa, não pode faltar a tradicional paçoca de amendoim. Mas já...

Redação casa.com.br Com o Dia dos Namorados se aproximando, é uma boa hora para ir treinando as habilidades culinárias para preparar um prato cheio de amor e corações para aquele alguém...

Maria Fernanda Ziegler, da Agência Fapesp Quando se trata de ganhar massa e força muscular, é mais importante atentar para a quantidade de proteína ingerida do que para a origem do nutriente....

Guia da Cozinha Em mês de Festa Junina e dias frios, nada melhor do que um caldo verde para se aquecer e entrar no clima de São João. Esse prato tradicional é tão versátil quanto delicioso, por...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account