fbpx

Compartilhe
Pin It

Os smartphones estão se tornando cada vez mais impressionantes na arte de capturar fotografias. A evolução passa não apenas por entregar ao usuário mais de uma câmera, mas também por sensores que capturam mais luz ou até mesmo os recursos computacionais embarcados que refinam a fotografia no pós-processamento.

Mas isso não significa que os apps de edição perderam seu valor, ao contrário, além de ajustes finos na foto, você pode utilizá-los para dar um ar mais artísticos para suas capturas, aplicando filtros e brincando com os inúmeros ajustes. 

Elencamos abaixo os 5 melhores aplicativos para você editar fotos no seu smartphone. Todos os apps mencionados contam com versões para o Android e iOS.

Snapseed

O Google está em tudo, inclusive em soluções para o processamento de imagens. A primeira opção de software dessa lista pertence a gigante das buscas, que inclusive tem alguns dos melhores smartphones pra fotografia na atualidade, os aparelhos da linha Pixel. Mas o que está em questão aqui é um app, o Snapseed.

Este software é uma mão na roda pra muitas situações, seu conjunto de recursos torna esta ferramenta uma das mais completas para o processamento de imagens. Podemos editar não apenas arquivos JPEG, mas também arquivos DNG (RAW), oferecendo mais controle para brincar com o balanço de branco, por exemplo.

Snapseed oferece os chamados Estilos, ou seja, várias configurações prontas para fotos. A guia ferramentas é mais importante do app, nela você encontrará um grande número de funções de edição e retoque. É sério, este app é completo. Você poderá lidar com a perspectiva da foto, aplicar molduras, vinheta, realizar conversão para preto e branco, trabalhar com dupla exposição, curvas, entre muitas coisas.

No Yotube há diversos tutoriais sobre o Snapseed. Você encontrará conteúdo sobre como isolar uma cor das demais numa imagem, retirar elementos da imagem, correção de cores e muito mais. Caso seu objetivo seja se aprofundar nesse universo da edição fique tranquilo, conteúdo disponível não falta.

Download:

Snapseed – Android

Snapseed – iOS

Lightroom

O Lightroom é, provavelmente, o editor mobile mais respeitado entre profissionais da fotografia. O principal motivo para isso é que estamos tratando da versão móvel de um dos softwares mais aclamados da Adobe, uma referência para o tratamento de imagens.

Assim como a versão para computador, o Lightroom para dispositivos móveis entrega um conjunto bem completo de funções, isso sem contar na belíssima interface do app, que facilita bastante a interação.

No Lightroom você consegue mexer com a exposição, contraste, sombras, controlar o realce, a incidência dos tons claros e mais escuros, dar um ganho em textura para a imagem, e muito mais, se você já tiver ambientado com a versão para desktop será ainda mais fácil lidar com o app.

Uma coisa que eu gosto bastante neste app é a possibilidade de importar LUTs diretamente para o app. Um LUT é um conjunto de ajustes, um preset que deixará sua imagem de uma determinada forma. Na internet você encontra uma seleção variadíssima de LUTs, tanto pagos quanto gratuitos, que podem ser utilizados no Lightroom, tanto para a versão de desktop quanto a móvel.

Vale também mencionar o papel de educador que a Adobe tem com este software. Na seção saiba mais você encontra uma série de tutoriais para dominar diversos conceitos relacionados a edição de imagens.

Além da versão gratuita, o Lightroom também conta com um modo premium, que amplia o leque de possibilidades do app, como o pincel de recuperação, armazenamento em nuvem e até recursos do Adobe Sensei, a inteligência artificial da Adobe.

Download

Lightroom – Android

Lightroom – iOS

VSCO

Sigo essa lista com o VSCO, o rei dos filtros. É assim que me refiro a este aplicativo. É um dos meus softwares preferidos quando desejo realizar alguma edição numa foto tirada com o celular. Acredito que o VSCO pode ser utilizado como um complemento para algum dos outros softwares ciados nessa lista. 

Porém, é importante mencionar que não é muito recomendável que você utilize múltiplos apps para editar uma única imagem, já que a foto, com o processamento singular de cada aplicativo, pode ir perdendo um pouco de qualidade, ainda mais se você estiver lidando com a edição de arquivos JPEG, que já é um arquivo com perdas.

O VSCO é excelente para quem não gosta de publicar imagens sem filtros, o grande trunfo do app é sua seleção variadíssima de filtros, que podem transformar completamente a imagem, inclusive deixando um pouco irreal, mas isso é algo muito bem aceito entre usuários do Instagram, por exemplo.

Muitos dos filtros do VSCO simulam a experiência de uma fotografia analógica, aplicando na foto uma aura de filmes clássicos da Kodak.

Além dos filtros, o app também lida com os aspectos tradicionais de edição, como a alteração da exposição. É importante dizer que em sua versão gratuita o número de filtros disponíveis é bem menor comparado com o modo pago, que disponibiliza mais de 200 filtros.

O VSCO também é uma comunidade fortíssima para os amantes de fotografia, você pode disponibilizar suas fotos editadas  na plataforma para que outras pessoas vejam, assim como você também pode se inspirar vendo algumas das imagens compartilhadas.

Download

VSCO – Android

VSCO – iOS

Polarr

Também curto bastante o Polarr. Além de ter uma interface classuda, o app tem diversas funções, um rico conjunto de ferramentas que devem satisfazer até os usuários mais exigentes. No app há opções relacionadas à correção de cores e perspectiva, modificação de brilho, ajuste para nitidez, remoção de ruído, e até a possibilidade de usar LUTs.

Infelizmente, algumas ferramentas estão disponíveis somente na versão paga do aplicativo. O Polarr também conta com um conjunto extraordinário de filtros, divididos em diversas categorias, rivalizando com o VSCO o posto de melhor app para essa finalidade.

Download

VSCO – Android

VSCO – iOS

Fotor

Encerro essa lista com o Fotor. Um editor  que une ferramentas tradicionais de edição, com a possibilidade de aplicar filtros e até fazer colagens. O app conta com um bom número de filtros embarcados, e você ainda pode baixar muitos outros, e integrar em seu catálogo. Alguns são pagos, destinados aos assinantes do Fotor Pro

No Fotor também estão disponíveis ferramentas para correção do brilho, contraste, saturação, temperatura e sombra, equilíbrio de cores, nitidez , ruído e curvas. O Fotor também lida com a colagem de fotos. Você escolhe um layout, entre os vários disponíveis, e depois insere imagens em cada um dos espaços. Esse tipo de montagem é bem comum nas redes sociais.

O Fotor também fomenta desafios na plataforma, inserindo concursos de fotografia semanais e recompensando os vencedores.

Download

Fotor – Android

Fotor – iOS

 

FONTE: https://www.hardware.com.br/dicas/top-5-melhores-aplicativos-para-editar-fotos-no-smartphone-video.html

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account