fbpx

Compartilhe
Pin It

Por Lorena Lafraia

O isolamento social pode ser uma ótima oportunidade para demonstrar seu amor pelo seu pai de uma maneira nova e criativa.| Foto: Bigstock

Não era o que todos nós queríamos, mas assim como aconteceu em maio no Dia das Mães, o Dia dos Pais deste ano de 2020 será em meio a restrições sociais devido à pandemia de Covid-19. No entanto, isso não significa que as manifestações de amor e carinho estarão suspensas. Muito pelo contrário, o isolamento social pode ser uma ótima oportunidade para demonstrar seu amor pelo seu pai de uma maneira nova e criativa.
Estar longe nesse momento pode significar amor, cuidado, principalmente se os pais ou os filhos fazem parte de algum tipo de grupo de risco e estão isolados, afirma a psicóloga Michele Maba. Então, cuidar dessa distância às vezes pode significar muito mais amor do que querer matar essa saudade e, de alguma forma, prejudicar o outro.
De acordo com a psicóloga, a própria pandemia pode ter voltado a dar um real significado para esse dia especial, pois ninguém foi correndo para o comércio se encher de presentes ou vai ver o pai somente para presenteá-lo de alguma forma. "A gente voltou a pensar em diferentes maneiras de homenagear essa figura que significa tanto na vida das pessoas, afinal de contas é a primeira figura masculina que se faz presente nas nossas relações e que é tão importante em nosso futuro".
Outro ponto interessante disso tudo foi a reinvenção das próprias escolas nesse momento de pandemia. A proposta de homenagem para os pais, desta vez, tem muito mais a ver com uma conexão real entre pai e filho. "Algumas escolas estão propondo momentos de interação em vez das tradicionais lembrancinhas que mandavam na sexta-feira véspera do Dia dos Pais", observa a psicóloga.
Para os pais de mais idade, essa ideia de conexão também deve valer, tanto para quem mora na mesma casa quanto para quem está longe e não vai poder dar aquele abraço apertado. Uma ligação, uma videochamada, uma cartinha ou até mesmo uma passadinha no portão para dizer que ama são alguns exemplos simples de atitudes de carinho que podem se tornar significativas neste momento.
Para te ajudar nesse Dia dos Pais um tanto quanto diferente, o Sempre Família fez uma lista com algumas sugestões de atividades e homenagens que você pode fazer para demonstrar ao seu pai o quanto ele é importante para você.

Confira:

1. Café da manhã especial

Se você mora junto com seu pai, uma boa sugestão para homenageá-lo é levantar bem cedo e preparar aquele café da manhã especial. E não adianta só servir o café da manhã e dizer o famoso feliz Dia dos Pais! Aproveite esse momento para sentar e conversar com seu pai enquanto tomam um delicioso café. Se você está longe ou se seu pai faz parte de algum grupo de risco, você pode enviar o café da manhã para ele e, quando ele receber, fazer uma chamada de vídeo para curtirem juntos esse primeiro momento do dia. Com certeza será um momento muito gostoso e especial.

2. Mini documentário

Entreviste alguns membros da família – principalmente seus irmãos, se você tiver – e faça perguntas sobre seu pai. Use sua câmera do celular para filmar sua própria entrevista e peça para que os outros familiares também enviem seus vídeos. Depois, monte um vídeo simples com as respostas, utilizando uma boa música para acompanhar. O Sempre Família tem uma seleção de 20 músicas que você pode usar para homenagear seu pai nesse Dia dos Pais. Mas, se não tiver tempo para isso, mostre as entrevistas sem edição mesmo. O que importa é abrir o coração. Peça a cada pessoa que responda a perguntas como: qual é a sua lembrança favorita do pai?, o que ele fez que teve o maior impacto em você?, quais qualidades você admira nele?, de que maneira você é semelhante a ele? e se você pudesse agradecê-lo por somente uma coisa, qual seria?

3. Livro de recordações

Se você não gosta muito da ideia de produzir um vídeo, um livro é uma ótima alternativa. Se você for dotado de criatividade visual, se arrisque fazendo algo mais artístico, mas se não for, faça algo mais simples. O que importa é expressar o seu amor pelo seu pai (você pode usar as perguntas da entrevista acima ou também algumas dessas 20 frases para usar no cartão de Dia dos Pais). Inclua suas histórias favoritas sobre ele com fotos ou desenhos, isso pode deixar o livro bem divertido! Há algumas opções online para criar livros encadernados com aparência profissional.

4. Gincana pai e filho

Gincana é diversão garantida! E o melhor: dá para fazer pessoalmente (para aqueles que moram com os pais) e também virtualmente (para quem mora longe ou precisa ficar distante por conta do isolamento). Na internet, você pode encontrar centenas de brincadeiras que podem fazer parte da gincana: corrida de saco, ovo na colher, perguntas e respostas, cabo de guerra, mímica, caça ao tesouro, etc. Algumas dessas brincadeiras podem ser adaptadas para serem feitas através de uma videochamada, como a mímica, por exemplo. Então, use a criatividade e prepare um dia de muita diversão com seu pai. Que pai não gosta de dar boas risadas?

5. Almoço ou jantar

Nada como demonstrar amor através de uma boa comida. Se você mora com seu pai, prepare a refeição favorita dele no almoço ou no jantar. Em algum momento durante a refeição, comece a compartilhar o que mais ama nele. Se você tiver irmãos, avise-os com antecedência para que todos também possam compartilhar seus sentimentos e fazer desse momento ainda mais especial. Já se você está distante, não deixe de ser criativo e surpreenda-o: compre um jantar pela internet e mande entregar na casa dele, depois curtam o jantar juntos por uma chamada de vídeo.

6. Lista de legado

Faça algumas listas com as melhores coisas sobre seu pai e o legado dele na vida daqueles que ele ama. Pode ser algo bem simples e direto. Com certeza seu pai vai se emocionar e dar boas risadas. Aqui estão alguns assuntos para você se inspirar: razões que te fazem ser o melhor pai, suas melhores qualidades, as coisas mais engraçadas que você já fez, as coisas pelas quais tenho orgulho de ser igual a você, as coisas que você me ensinou e que vou levar para o resto da vida.

 

 

FONTE: https://www.semprefamilia.com.br/pais-e-filhos/maneiras-de-comemorar-o-dia-dos-pais-na-quarentena/

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Deutsche Welle O Brasil tem sido um caso mundial raro de acúmulo de erros no combate à doença...
Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account