fbpx

Compartilhe
Pin It

Uma reclamação comum dos amantes da pescaria acontece nos períodos de frio mais intenso ou na temporada do inverno, e as reclamações do tipo “o peixe não pega”, “a água fica muito fria” e “provavelmente não dará nada num dia frio” acabam servindo de desculpas para o pescador que não está preparado para se adaptar ao clima frio.

Comportamento dos peixes

Assim como o nosso comportamento muda na época de frio, o comportamento dos peixes também tende a mudar, afinal o ambiente que eles vivem que é a água sofre alterações intensas de temperatura, e isso altera o metabolismo da maioria dos peixes que normalmente se alimentam nesta época.

Lembrando que o peixe não deixa de se alimentar, ele tem as suas necessidades calóricas, mas como o seu metabolismo é reduzido no inverno, ele acaba se tornando mais seletivo na alimentação, e também precisa fazer uma disputa menor de isca, pois pode comer com calma – não existe a dinâmica de competição pela isca contra os outros peixes.

Uma oferta sempre irresistível para os peixes sempre acaba sendo a minhoca, pois apesar de não ser um alimento disponível na natureza, sempre atrai os peixes pelo movimento, textura e sabor.

O clima frio também privilegia a pescaria com varinhas de mão, como as varas de bambu e as varas telescópicas, que inclusive você pode checar no nosso artigo qual será a melhor escolha – acesse o nosso artigo varinha de bambu ou telescópica clicando aqui.

Pescaria de carpa

Se você quiser uma pescaria especial para o inverno, as carpas são um peixe excepcional para este momento. Tanto para o tipo capim como para as carpas cabeçudas, é o momento ideal.

As carpas são peixes que tem necessidades energéticas altas, e uma dinâmica de comportamento que as mantém ativas mesmo quando o clima está mais frio – a carpa não para de comer, então a sua pescaria para todas as espécies de carpas pode ser favorecida.

No inverno a atividade de alguns peixes que disputariam iscas com a carpa reduz, e isso vai privilegiar a alimentação deste peixe, que aprecia muito massas e alimentos que se dissolvam.

Se você quer saber tudo sobre a pescaria de carpas, não deixe de acessar o nosso manual da pescaria da carpa neste link.

A pescaria de ultra-leve ou ultra-light

A modalidade de pescaria com varas Ultra-light, ou ultra-leve é uma pescaria ótima para todos os momentos do ano, mas ainda mais especial para o clima do inverno.

Como a atividade dos peixes no inverno tende a ficar mais manhosa ou preguiçosa, quando acontece a diminuição da frequência alimentar, você precisa apresentar os alimentos diretamente na cara do bicho, para não gerar resistência – a alimentação nessa época tem que ser facilitada.

Com isso a sua pescaria se tornará mais fácil com uma isca melhor e equipamento com uma pegada mais sensível, onde você perceberá as menores perturbações no equipamento, e as varinhas ultra-leves tem esse nível de sensibilidade devido a espessura mínima em suas pontas – com isso, a menor triscada do peixe na isca será percebida e permitirá a fisgada perfeita.

A montagem do equipamento deve exigir a maior sutileza para o peixe, então o uso de linha mais fina, anzol menor, nó menos aparente, sem chumbada – tudo que facilite a atratividade da isca para o peixe vai favorecer o bote.

O equipamento de ultra-light precisa ser bem escolhido – consiste em um molinete extremamente pequeno, que vai favorecer o desenrolar da linha com mais facilidade, até mesmo pelo peso mínimo que será colocado na isca.

A varinha de ultra-light é um modelo telescópico adaptado para o molinete, e tem os seus anéis de passagem da linha um pouco diferentes, são mais encorpados.

A pescaria é uma pescaria de paciência e espera, portanto o uso de um suporte de molinetes regulável é bem indicado, bem como o uso de um salva-varas, pois o equipamento é extremamente leve, e pode ser puxado com muita facilidade com uma arrancada maior da fisgada de um peixe um pouco mais forte.

Conclusão

Os peixes não somem da água no inverno – eles não vão à lugar algum, estão na água, e cabe ao pescador saber ser versátil e se adaptar para conseguir os melhores resultados com a pescaria.

Pescadores que estão muito acostumados e até mesmo engessados com um mesmo método de pescaria podem mesmo sofrer nessa época que os peixes mudam, e o pescador precisa se adaptar para voltar para casa com um belo troféu, ou no mínimo algumas boas histórias para contar.

E por falar em contar histórias, compartilhe conosco nos comentários as suas histórias de pescaria de inverno, será ótimo saber um pouco mais dos seus resultados.

 

 FONTE: https://www.universodapesca.com.br/loja/noticia.php?loja=747087&id=3

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account