fbpx

Compartilhe
Pin It

Nas eleições de 2020, os eleitores irão às urnas para decidir quem serão os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos de seus municípios. Mas antes de escolher em quem votar, é preciso saber os deveres de quem vai ocupar cada cargo. Nesse texto, explicaremos qual é o papel de um vereador. Confira:

O que é o vereador?

O vereador é um funcionário publico que responde ao poder legislativo, na esfera municipal, ou seja, na sua cidade e município. Ele pode ser comparado aos deputados e senadores, nas esferas federais e estaduais. Para se eleger ao cargo, o politico deve se candidatar e receber o número de votos necessários pela população eleitoral.

O vereador é considerado um mediador entre a sociedade e o poder executivo, na esfera municipal. Ou seja, é quem liga às pessoas ao governo. Portanto, trabalha para que as demandas públicas sejam atendidas pela prefeitura de sua cidade.

Qual a função de um vereador?

O vereador tem como função principal representar os interesses da população perante o poder público. Então, leis podem ser deliberadas, criadas, emendadas ou extintas pelos vereadores. Essas legislações têm poder de atuar na esfera do município em que o politico foi eleito. Não podendo se aplicar às esferas estaduais ou federais. Portanto, uma das principais realizações dos vereadores é propor e votar leis que vão de encontro às necessidades da cidade.

Nesse quesito os vereadores podem, por exemplo:

  • Modificar, criar ou excluir tributos municipais.
  • Sugerir nomes de ruas e avenidas;
  • Criar bairros, distritos e subdistritos dentro do município;
  • Aprovar o plano municipal de educação;
  • Determinar o tombamento de prédios como patrimônio público, para preservação da memória do município.

Entretanto, os vereadores também têm a função de fiscalizar o que está sendo feito pelo poder executivo, ou seja, o prefeito da cidade.

Nesse sentindo, ele deve:

  • Fiscalizar as contas públicas da prefeitura para inibir a existência de obras superfaturadas e atrasadas;
  • Fiscalizar e controlar diretamente os atos do Poder Executivo;
  • Realizar o chamado controle externo das contas públicas, com ajuda do Tribunal de Contas do Estado ou do Município responsável.

Portanto fica a cargo do vereador produzir leis com abrangência municipal, e fiscalizar as ações do prefeito da cidade. Além de cobrar a implantação e a execução de políticas públicas para garantir o atendimento dos direitos básicos do cidadão e de outras demandas sociais.

Foto mostra a câmara municipal de São Paulo

Foto: Andre Bueno/CMSP

Qual o salário do vereador?

O salário dos vereadores depende do tamanho do município em que ele foi eleito. O valor do pagamento varia de município para município, equivalendo a algo entre 20% e 75% da remuneração de um deputado estadual. O percentual exato será definido pelo tamanho do município, conforme o artigo 29, inciso VI da Constituição.

Como é a eleição?

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada câmara pode ter no mínimo nove e no máximo 55 vereadores. O total de vagas depende do tamanho da população de cada cidade. Portanto, os vereadores são eleitos com base no número total de vagas que seu partido ou coligação conseguiu obter na Câmara Municipal.

Além disso, para se ser candidato, o cidadão precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer até um ano antes da eleição e estar filiado a um partido político. Ademais, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 18 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista.

Quantas vezes ele pode ser reeleito?

Segundo a legislação eleitoral atual, um vereador pode ser reeleito por um número ilimitado de vezes. Cada mandato dura quatro anos.

O vereador Luiz Fernando Sadeck dos Santos, foi eleito oito vezes consecutivas em Itaituba, no Pará. É o único vereador com mandato no Brasil, que foi eleito oito vezes consecutivos.

 

 

FONTE: https://www.dci.com.br/politica/vereador/11780/

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account