fbpx

Compartilhe
Pin It

Muitos conhecem a história de Medusa, uma das mais notáveis da mitologia grega: o monstro representado por uma mulher com serpentes em vez de cabelos, presas de bronze e asas de ouro cujo olhar transforma suas vítimas em pedra.

Ela foi morta pelo herói Perseu, que, depois de decapitá-la, usou sua cabeça como arma contra seus oponentes até presenteá-la à deusa Atena, para colocar em seu escudo.

Mas, num revisionismo contemporâneo do mito, uma estátua representando Medusa segurando a cabeça de Perseu decepada foi instalada em Nova York no dia 13 de outubro, em um parque perto do tribunal onde o produtor de cinema americano Harvey Weinstein foi condenado a 23 anos de prisão por estupro e ato sexual criminoso de mulheres, em março deste ano.

Segundo seu idealizador, o argentino-italiano Luciano Garbati, a obra, pesando quase 500 kg e que permanecerá no local temporariamente, por seis meses, pode ser considerada um tributo ao movimento #MeToo ("Eu, também", em tradução do inglês), que teve início com o caso Weinstein e se disseminou ao redor do mundo, com mulheres relatando experiências de abuso semelhantes.

A estátua de Garbati retrata Medusa nua e com o corpo esguio, olhar solene, como se parecesse regojizar-se da vitória, segurando a cabeça de Perseu com uma das mãos e uma espada em outra.

"Ela está viva após a batalha com Perseus e isso é significativo", disse Garbati à imprensa americana.

"De acordo com o mito, ela deveria estar morta e decapitada. Essa é a coisa mais importante que você pode dizer sobre esta escultura, mas também que ela defendeu sua vida e estabeleceu um limite", acrescentou.

O artista diz também ter criado a estátua para lançar luz sobre um aspecto pouco conhecido sobre o mito de Medusa - e que guarda relação com o movimento #MeToo.

Medusa nem sempre foi um temido monstro. Antes disso, era uma bela mulher, que foi estuprada pelo poderoso deus Poseidon no templo da deusa Atena.

Mas em vez de Poseidon ser punido, Medusa foi culpada por Atena por profanar seu espaço sagrado. A deusa então a transformou na figura com a cabeça cheia de cobras e um olhar que transforma os homens em pedra.

Neste sentido, a estátua contemporânea seria uma crítica sobre a forma como a história foi contada, sob os valores patriarcais do heroísmo masculino.

Ou seja, uma mulher silenciada e demonizada após ser abusada sexualmente - situação vivida por muitas ao redor do mundo, incluindo aquelas vítimas de Weinstein.

"A imagem foi relacionada à justiça e não há lugar melhor para ela estar", assinalou Garbati.

<a href=
Reuters -
Luciano Garbati e "Medusa com a Cabeça de Perseu"

Polêmica

Mas o que era para ser uma homenagem também gerou polêmica.

Dias depois de ser colocada no parque, o novo "ícone da justiça" da era moderna, como a obra foi descrita, "Medusa com a Cabeça de Perseu" foi criticada por mulheres sobreviventes de estupro.

Segundo elas, trata-se de "uma fantasia de vingança" que classifica erroneamente as vítimas de violência sexual como agressoras.

Outras mulheres, por sua vez, criticaram o fato de que o artista, um homem, optou por criar a estátua com um corpo escultural, sucumbindo, portanto, à pressão sobre o corpo feminino que elas tanto lutam durante a vida.

Mas Garbati disse que recebeu centenas de mensagens de mulheres que estavam emocionalmente ligadas à sua Medusa.

"Se as emoções estão envolvidas na apreciação de uma obra de arte, então você teve sucesso", concluiu.

 

 

 

 

FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54669548

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account