fbpx

Compartilhe
Pin It

{lodamoduleid 501}

Nas últimas semanas, discussões sobre o laicismo francês invadiram jornais e debates televisivos na França e no exterior, um mês após a decapitação do professor Samuel Paty e cinco anos após o massacre no clube parisiense Bataclan e outros ataques islâmicos que marcaram a noite mais sangrenta no país europeu desde 2ª Guerra Mundial.

secularismo radical151120© Getty Images Secularismo francês garante livre exercício de todos os cultos, mas nos últimos anos um grupo minoritário milita por um secularismo radical

O laicismo é um princípio constitucional que implica a separação do Estado e das organizações religiosas e exige a igualdade de todos perante a lei, independentemente de suas crenças ou convicções.

O conceito defende a liberdade de acreditar ou não em uma religião, garantindo o livre exercício de todos os cultos, o que também implica que ninguém pode ser obrigado a respeitar dogmas ou normas religiosas.

"Embora tenhamos o hábito de relacioná-lo com a lei de 9 de dezembro de 1905 sobre a separação das igrejas e do Estado, na realidade, é antes de tudo um princípio político de organização do Estado e da República", diz o historiador Guylain Chevrier, especialista em questões de integração e laicismo, à BBC News Mundo, o serviço de notícias em espanhol da BBC.

{lodamoduleid 425}

"O artigo 1 da Constituição afirma que a França é uma república indivisível, laica, democrática e social: o laicismo é então um de seus quatro pilares".

<a href=
© Getty Images
Macron diz que França não vai se dobrar ao extremismo

E o especialista afirma que é um princípio muito valorizado na ideologia republicana coletiva do país.

No entanto, muitos se perguntam sobre seu futuro.

Isso porque a morte do professor Samuel Paty — decapitado após ter mostrado a seus alunos caricaturas do profeta Maomé — reacendeu as preocupações sobre o lugar da religião e da liberdade de expressão no país.

De acordo com uma pesquisa publicada logo após o ataque, elaborada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (Ifop), 87% dos franceses consideram que o secularismo está "em perigo" e 78% consideram "justificado" que professores mostrem caricaturas zombando da religião para ilustrar a liberdade de expressão do país.

{lodamoduleid 428}

Em parte devido ao temor de que um aspecto republicano muito valorizado se perca, analisam os especialistas, nos últimos anos cresceu uma tendência mais extrema na França: o laicismo radical.

Laicidade é um princípio constitucional altamente valorizado na ideologia coletiva republicana francesa
© Getty Images
Laicidade é um princípio constitucional altamente valorizado na ideologia coletiva republicana francesa

"Na França, existem várias correntes (de secularismo radical). Por um lado, você tem uma que apóia a proibição total de qualquer manifestação e sinais de pertencimento (religioso)", diz Chevrier.

"Mas, por outro lado, existe a vontade de criar uma espécie de ateísmo estatal. Nada disso corresponde à concepção inicial do conceito de secularismo: o Estado, separando-se das igrejas, não as exclui da sociedade".

"É uma questão de retórica", conclui.

O ateísmo de Estado, ao contrário da laicidade ou secularismo, promove políticas anti-religiosas e ateístas. No passado, países como a França e a União Soviética implementaram essa corrente.

{lodamoduleid 425}

Para Sylvie Pierre, professora de informação e comunicação da Universidade de Lorraine e especialista em secularismo, a ascensão do radicalismo laico está ligada às atuais tensões entre alguns setores da sociedade francesa e o islamismo.

"É uma questão de retórica no contexto atual. Hoje falamos de radicalismo secular devido a problemas relacionados ao Islã e na França existem atualmente grupos que promovem discursos anti-islâmicos, apresentando-se como movimentos seculares", explica ela à BBC News Mundo.

Riposte laïque ("Resposta laica", em português) é uma delas.

"Não à islamização da Alsácia-Lorena": militantes do grupo 'Riposte laïque' protestam contra "fascismo islâmico"
© Getty Images
"Não à islamização da Alsácia-Lorena": militantes do grupo 'Riposte laïque' protestam contra "fascismo islâmico"

Criada em 2007 como um site que se identifica com princípios seculares e republicanos, e que reúne "patriotas de esquerda e de direita que não aceitam a islamização de seu país", a Riposte laïque tem sido alvo de diversos processos criminais desde a sua fundação por incitação ao ódio.

{lodamoduleid 428}

'Invadido pelo Islã e por imigrantes'

Pierre argumenta que o laicismo radical é simplesmente uma interpretação errônea do secularismo.

"Sua retórica é dizer que estamos sendo invadidos pelo Islã e por migrantes", diz ele.

"A maioria deles são pessoas de extrema direita que buscam amedrontar a população e recorrer à dramatização, a teorias como a grande substituição e a ideologias racistas que clamam pela expulsão de certos povos".

"A grande substituição" é uma teoria da conspiração frequentemente usada por círculos de extrema direita na França que assegura que a população "autóctone", considerada branca, será eventualmente substituída por uma população imigrante.

Os especialistas concordam que o aumento do extremismo islâmico que a França experimentou nos últimos anos deu origem ao secularismo radical no país, embora o apoio a essa ideologia permaneça minoritário, assinala o historiador Guylain Chevrier.

{lodamoduleid 425}

"O surgimento de um Islã radical gerou tensões e fomentou outras correntes radicais: é uma espécie de efeito espelho. Em todas as sociedades ocorre esse tipo de efeito e não devemos esquecer que a França é um país em que cerca de 10% da população se considera muçulmana. "

"Não toque no meu véu": mulher muçulmana protesta contra secularismo
© Getty Images
"Não toque no meu véu": mulher muçulmana protesta contra secularismo

Chevrier diz acreditar que o radicalismo secular "ajuda" o islamismo extremista ao se envolver em "comportamentos semelhantes" e se organizar "quase da mesma maneira".

Embora os ataques do chamado jihadismo na França tenham sido muito mais frequentes e deixado mais vítimas, o radicalismo de extrema direita também tem sido uma fonte de violência no país.

Em outubro de 2019, Claude Sinké realizou um ataque à mesquita de Bayonne, no sul da França, atirando e ferindo dois homens de 74 e 78 anos.

{lodamoduleid 426}

E de acordo com o Observatório Nacional contra a Islamofobia (ONCI), órgão ligado ao Ministério do Interior francês, os ataques contra a população muçulmana no país totalizaram 154 em 2019, 54% a mais do que no ano anterior.

Sylvie Pierre argumenta que nem a islamofobia nem o secularismo radical são o caminho a percorrer se o objetivo é combater o radicalismo islâmico.

"Muitos homens e mulheres muçulmanos foram integrados por muito tempo em nossa sociedade, na vida diária, e o secularismo republicano precisamente nos permite viver juntos", diz.

"O secularismo radical simplesmente destrói o princípio de tolerância e da liberdade de consciência", conclui

 

 

 

FONTE: https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/o-que-%c3%a9-o-secularismo-radical-que-vem-crescendo-na-fran%c3%a7a/ar-BB1b0tfQ

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account