fbpx

Compartilhe
Pin It

A Prefeitura de Piracicaba, em parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir) e o Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba (CDCPN), lança no próximo dia 16, o 3º Calendário Afro-piracicabano/2021 que traz, além das datas, as fotos e os currículos resumidos de 12 personalidades ligadas à luta e à defesa da cultura afro-brasileira na cidade. A proposta também tem o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

calendario2021141220

download imagem grande

Segundo Adilson Abreu, diretor do Conepir, a ideia surgiu em 2018, numa reunião de trabalho na Chefia de Gabinete da Prefeitura que, imediatamente, encaminhou ao prefeito Barjas Negri. Na primeira edição, coube ao Centro de Documentação e ao Conepir as indicações dos 12 primeiros nomes para o calendário 2019. “A nossa proposta prosperou graças ao sucesso do primeiro calendário. Neste ano, novamente, o Conepir e o Centro de Documentação definiram os nomes e o Centro de Comunicação Social cuidou da arte final e da impressão de 500 cartazes.

Segundo o prefeito Barjas Negri, a Prefeitura de Piracicaba sempre teve compromisso público de combate ao racismo e à discriminação racial, tendo como grandes parceiros o Conepir e o Centro de Documentação, entre outras entidades. Barjas citou como exemplos a criação do próprio Conepir, a edição do livro “Consciência Negra em Movimento”, o lançamento do selo divulgando leis antirracismo, além de outras ações que visam promover a igualdade.

Para Agnaldo Benedito de Oliveira (Guina), presidente do Centro de Documentação, o propósito do calendário é de que a população tenha maior conhecimento de personalidades que construíram e contribuíram para o desenvolvimento da cidade, sua história e tradição e, ainda, porque são guardiões da preservação da cultura local.

Já para Adney Araújo, presidente do Conepir, a função do Conselho é preconizar que a cultura do negro precisa ser preservada, justificando que “a visão da contribuição negra na sociedade ainda é atravessada pelo estigma da escravidão e pobreza. O negro, ainda hoje, não é visto em local relevante na construção de Piracicaba. Mas com ações afirmativas, como essa do calendário, vêm mudando na cidade essa imagem, fruto de muito trabalho de muitos negros e negras”.


HOMENAGEADOS 2021

Sandra Valéria Lucio - Nasceu em Piracicaba em 06 de janeiro de 1969, é professora e mãe de dois filhos. Completou 26 anos de atuação como docente em escola pública estadual, sempre buscando o combate eficaz ao racismo.

Lia Maria de Oliveira - Primeira presidente negra do Conselho Municipal da Mulher, gestão 2020/2021, integra o Coletivo Beleza Preta desde 2019. Trabalhou na Unimep e lá foi a primeira mestra de cerimônia negra em formaturas de graduação.

Luiz Carlos Honório – Trabalhou desde a adolescência e atuou nas secretarias de Obras e de Esportes. Participou na fundação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, do qual foi presidente. Faleceu em 12 de setembro de 2018.

Pedro Sérgio Justino (Pedrão) - Começou sua trajetória como mestre de bateria na escola de samba Ekyperalta, onde também tinha sua equipe de som Chuck Som e realizava diversos bailes no Clube 13 de Maio. Faleceu aos 65 anos, no dia 15 de maio de 2020.

Maria de Lurdes Bento (Maria do Pau) - Yalorixa Maria de Oya do terreiro de umbanda Vovó Maria do Rosário e Ile Asé Oya Egunita, Mãe de Santo, com muitos filhos de fé nesta caminhada de devoção e dedicação, é uma referência em Piracicaba e toda região. Realiza todos os anos a grande festa de Cosme e Damião, que conta com a participação da comunidade.

Odette Martins Teixeira (Mama África) - É atleta da terceira idade do XV de Piracicaba, na modalidade corredora. Carnavalesca, saiu em todas as escolas de samba de Piracicaba e em outras cidades da região, tendo sido também uma das fundadoras da Portela.

João Paulo Araújo - Cursou o Senai, graduou-se em educação física e especializou-se em fisiologia do esforço pela Unimep. Tornou-se árbitro profissional e ingressou no quadro de arbitragem da CBF. Ganhou vários prêmios estaduais e, em 1990 foi considerado o melhor árbitro do Brasil. Em 1993, passou ao quadro internacional da FIFA e arbitrou vários campeonatos no Brasil e no exterior.

Edi Maria de Oliveira (Baiana do Acarajé) - Nasceu em Nazaré das Farinhas (BA), em 10 de agosto de 1952. Veio para Piracicaba, onde foi acolhida com muito carinho. Trabalhou na Rádio Difusora e consagrou com suas comidas típicas baianas, tendo participado de várias festas na cidade, como a Festa das Nações, Minas Fest, Festa da Tapioca e Festa do Divino.

Osvaldo Elias de Almeida - Nascido em 25 de agosto de 1968, em São José do Rio Pardo, ingressou na Igreja Metodista aos 12 anos. Desde meados do ano de 2015, exerce as atribuições de pastor na Catedral Metodista de Piracicaba.

Daniel Arruda - Ingressou na Polícia Militar em 1955 e permaneceu no Corpo de Bombeiros por 30 anos. Faleceu em 07 de março de 2016 em Piracicaba. Como bombeiro, combateu incêndios de grandes proporções, como os dos edifícios Joelma e Andraus.

Osório de Almeida Leite Filho (Zorinho)  - Nasceu em 3 de outubro de 1938, em São Pedro. Seus pais se mudaram para Piracicaba quando ele tinha 12 anos. Aos 15 iniciou no esporte, atuando no time infantil do Esporte Clube XV de Novembro. Foi vice-campeão, em 1964, ao disputar o campeonato amador pelo MAF. Conquistou diversos títulos como o Bicentenário da Cidade de Piracicaba.

Maria Julia Dias Rodrigues (Dona Nega) - Piracicabana, nascida em 16 de maio de 1920, moradora por muitos anos na rua Regente Feijó (antigo Boqueirão) e trabalhou bastante tempo na Galeria Central. Chamada sempre por familiares e amigos de 'Madrinha', era muito procurada e ajudava a comunidade com aconselhamentos e, quando necessário, com benzimentos.

 

 

 

 

 

FONTE: http://www.piracicaba.sp.gov.br/3+calendario+afro+piracicabano+sera+lancado+no+proximo+dia+16.aspx

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Deutsche Welle O Brasil tem sido um caso mundial raro de acúmulo de erros no combate à doença...
Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account