fbpx

Compartilhe
Pin It

O programa Jovem Aprendiz Petrobras garante uma maior facilidade de emprego às pessoas de baixa renda. Se você não quer perder esta oportunidade, saiba que o projeto acontece por meio da Lei do Aprendiz que foi aprovada em 2000. Continue a leitura a seguir e saiba como você pode realizar a sua inscrição.

jovem aprendiz181220Jovem Aprendiz Petrobras: Vagas e Inscrições em Várias Localidades (Imagem: Reprodução/Google)

Lei do Aprendiz

A Lei do Aprendiz é um projeto que abrange todo o país. Segundo levantamentos, mais de 3 milhões de jovens de baixa renda foram assistidos pelo programa. A portaria foi aprovada em 2000, mas entrou em vigor apenas em 2005.

Por meio dessa medida, as empresas precisam separar um percentual que varia de 5 a 15% das vagas à esse público alvo. A porcentagem de vagas depende do tamanho da empresa e da capacidade de contratação dos funcionários.

Para almejar as vagas, o aluno precisa escolher um curso pelo qual deseja estudar. O prazo varia de 6 meses até 2 anos. Esse programa é dividido em 2 módulos.

A fase inicial é o momento em que o jovem terá o primeiro contato prático com a profissão sob supervisão dos professores.

Neste momento, terão visitas às empresas, contato com a área para que de fato ele possa escolher se vai permanecer na vaga. Já o segundo módulo é o contato teórico com a área. As aulas ministradas são de responsabilidade dos parceiros do projeto, instituições sem fins lucrativos.

O Jovem Aprendiz em 2021 vai ter os conhecimentos através de módulos, aulas presenciais, apostilas e aulas virtuais. A didática aplicada será escolhida pela escola que vai oferecer e disseminar o conhecimento daquele grupo.

Com a criação do projeto, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Consolidação das Leis de Trabalho precisaram ser alteradas para que de fato a lei entrasse em vigor.

Quem pode se inscrever no programa Jovem Aprendiz Petrobrás?

Para se inscrever no programa é preciso cumprir algumas regras. A Lei 10097/2000 estabelece que para entrar no Jovem Aprendiz é preciso que a pessoa:

  • Tenha entre 14 e 24 anos;
  • Contratada por dois anos;
  • Esteja devidamente matriculado em uma unidade de ensino;
  • Cursando ensino fundamental ou médio.

O Jovem Aprendiz pode ser contratado por até dois anos e a sua formação como qualificação depende da empresa contratante.

Com o acordo, o jovem trabalhador e a empresa são favorecidos. Isso pode ser explicado pelo fato de que o inscrito no programa terá oportunidade do primeiro emprego.

Já a empresa tem a chance de conhecer novos profissionais e contribuir para a diminuição do índice do desemprego no país. A carga horária trabalhada depende da instituição que está fazendo a contratação.

O carga horária máxima é de 6 horas de trabalho. Entretanto, algumas empresas podem acrescentar mais 2 horas no contrato do Jovem Aprendiz para repassar conhecimentos por meio de reuniões e aulas teóricas.

O valor pago não pode ser menor que o salário mínimo vigente. Cabe às empresas assegurarem um salário maior se assim desejarem, mas nunca menor que o piso salarial nacional.

É importante lembrar as pessoas deficientes podem entrar no programa e não há faixa etária mínima.

As capacitações em sua maioria, são presenciais. No entanto, as empresas podem realizar o envio de vídeos, aulas, seminários ou ampliar a didática a fim de melhor preparar o Jovem Aprendiz.

Como dito, o Jovem Aprendiz pode permanecer na empresa por até 2 anos. Após esse prazo, as empresas decidem se vão contratar ou não o funcionário para experiências futuras.

Conheça o programa Jovem Aprendiz Petrobras

A Petrobras, empresa estatal de economia mista e capital aberto, é uma organização respeitada em todo o mundo. Responsável pelo refino, produção, comercialização e transporte do Petróleo existe no Brasil desde 1953.

Como empresa colabora, aderiu ao programa e contrata o Jovem Aprendiz Petrobras e oferece oportunidades para jovens periféricos e em condições de vulnerabilidade social em todo o país.

A empresa obedece a Lei 10.097 e por meio de cursos e vagas de emprego proporcionam maiores chances de inserção no mercado de trabalho. Então, se você é jovem e cumpre com os pré-requisitos citados acima e deseja ter a chance de compor o quadro de funcionários nesta empresa, fique atento às vagas e inscrições.

Vagas de aprendizagem

Atualmente, a Petrobras está com um projeto que oferece mais de 200 vagas em todo o país. Mais precisamente, as oportunidades disponibilizadas são ao todo 236. Entre os locais com vagas abertas, estão:

  • Pilar (AL);
  • São Miguel (AL);
  • Manaus (AM);
  • Salvador (BA);
  • Fortaleza (CE);
  • Brasília (DF);
  • Juiz de Fora (MG);
  • Ipojuca (PE);
  • Mossoró (RN);
  • Natal (RN);
  • Paulínia (SP);
  • Santos (SP);
  • Aracaju (SE);
  • Japaratuba (SE);
  • Laranjeiras (SE).

Fique atento as áreas de atuação que o Jovem Aprendiz Petrobrás vai trabalhar. São elas:

  • Logística;
  • Mecânica;
  • Eletromecânica;
  • Eletrotécnica;
  • Tecnologia da informação e comunicação;
  • Segurança do trabalho e assistente administrativo.

Inscrições Jovem Aprendiz Petrobrás

A primeira seleção do Jovem Aprendiz Petrobrás 2021 já aconteceu. As inscrições se encerraram no dia 12 de dezembro de 2020.

Ao longo do ano de 2021, outras seletivas ao redor do país podem ser anunciadas.

Para se inscrever, é necessário seguir o passo o passo abaixo e não perder nenhuma instrução.

  • Acessar o site oficial do programa. Para isso, clique aqui;
  • Escolha a área desejada
  • Escolher a cidade e o estado pelo qual reside;
  • Clique em buscar e depois em inscreva-se aqui;
  • Preencha os dados e aguarde a chamada da empresa.

A Petrobrás informa que o Jovem Aprendiz  que foi aprovado no processo inicial  de recrutamento e seleção receberão aulas de capacitação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As atividades práticas serão nas entidades responsáveis pela formação do aluno por um período de 4 horas semanais (segunda a sexta-feira).

O conhecimento da empresa vai acontecer aos alunos  através de visitas técnicas, no período informado no momento do curso , pelos supervisores.

Por meio do site, é possível acessar o edital, ver o número de vagas e o salário ofertado. O processo de cadastro do Jovem Aprendiz Petrobras vai acontecer por meio de quatro etapas. São elas:

  • Inscrição;
  • Análise documental (classificatória);
  • Avaliação médica;
  • Admissão.

O inscrito só será eliminado se não cumprir os requisitos de contratação, não comprovar a veracidade das informações ditas no questionário de inscrição, não atender à convocação das etapas no processo de inscrição ou qualquer regra similar à essas citadas.

Para mais informações, assim como o acesso a editais, concursos e tudo que se refere ao Jovem Aprendiz Petrobrás, clique aqui.

 

 

 

 

FONTE: https://fdr.com.br/artigos/jovem-aprendiz-petrobras/

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

MetSul Massa de ar de enorme intensidade chega ao Sul do país na próxima semana com temperatura...
Jéssica Gotlib Presidente convidou o homem a uma live e reforçou a fala racista dizendo que ele...
Brasil247 Foto: Reprodução Ativistas de direitos humanos, jornalistas e advogados em todo o mundo...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp. Tem-se a impressão de que há um grande pessimismo em relação à época na qual vivemos. Por um lado, tudo é demonizado e nada vale a pena, pois só o passado era a única coisa mais bela desse mundo. Lá éramos felizes e...

Helio & Deise Peixoto “O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras.”Provérbios 14:3 {loadposition apoiador-estilo-vida} Sabemos quão importante é obedecer à Palavra de Deus...

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account