fbpx

Compartilhe
Pin It

Bryan Robinson

“Entre o estímulo e a resposta existe um espaço. Nesse espaço está nosso poder de escolher nossa resposta. Em nossa resposta está nosso crescimento e nossa liberdade”, disse Viktor E. Frankl, psiquiatra e sobrevivente do Holocausto.

carreira110221Ampliar a perspectiva sobre sua vida profissional ajuda a resolver os problemas com maior rapidez - Westend61/Getty Images

Neurocientistas descobriram que, quando estamos sob pressão com prazos iminentes, sobrecarregados com tarefas de trabalho ou lutando com um chefe descontente, é natural ficar preocupado e ansioso. A natureza conectou nosso cérebro com um viés de negatividade que coloca no alvo qualquer ameaça à sobrevivência. O mesmo acontece em uma escala maior quando somos cercados por uma crise –como a pandemia global. É necessário reduzir o perigo para que possamos combater ou fugir das nuvens do quadro geral, onde residem a criatividade e o pensamento, interferindo em nossa capacidade de concentração e envolvimento no trabalho.

Perspectiva diferente

De acordo com um estudo publicado em janeiro pela Cognizant Communication Corporation, as pessoas que viajam com frequência são 7% mais felizes e mais satisfeitas com suas vidas. Outras pesquisas mostram que viajar para terras distantes o separa da vida que o define, expande sua visão e lhe dá a perspectiva de um observador externo sobre o potencial que o cotidiano mascara. Também apresentam que, quando você viaja, começa a pensar mais em “nós” em vez de apenas “eu”, olhando além das ameaças fantasiosas sobre pessoas de diferentes grupos étnicos, gêneros ou idades. Dessa forma, passa a ver o terreno comum que compartilha com pessoas de diferentes estilos de vida e culturas. Mas você não precisa deixar seu sofá ou mesa de trabalho para adquirir felicidade, empatia, clareza e criatividade que uma nova perspectiva proporciona.

Como resultado de muitos experimentos, neurocientistas descobriram que, quando ampliamos intencionalmente a atenção, expandimos nossa visão de mundo e consideramos uma gama de possibilidades para enfrentar os desafios da carreira. Quanto mais aprendemos, mais ideias e soluções criativas acrescentamos à nossa caixa de ferramentas. Se você entrar em um jardim de rosas, por exemplo, terá a opção de estreitar sua perspectiva sobre os espinhos ou ampliar seu foco sobre as rosas. Ambos estão lá, mas focar apenas nos espinhos por medo de se machucar limita a beleza das flores e distorce sua experiência plena.

Quando nossa carreira está em jogo, o viés da negatividade surge com a velocidade da luz, nos sequestra emocionalmente e deixa nosso “cérebro racional” (córtex pré-frontal) offline.

32 dicas para ampliar sua zona de resiliência

Todo mundo quer que sua vida profissional seja tranquila. Queremos ter sucesso, felicidade e segurança. No entanto, a vida não é previsível. Às vezes, é confusa e assustadora. Desgosto, decepção e medo coexistem com proteção, sucesso e contentamento. Você não pode ter uma frente sem uma parte traseira, uma parte superior sem uma inferior ou uma direita sem uma esquerda. Mas a boa notícia é que a grama cresce através do concreto, e você é mais poderoso do que imagina.

Quando não é possível controlar contratempos e decepções na carreira, você sempre tem o poder de escolher como responder a eles, simplesmente ampliando sua perspectiva. Pode decidir se rega as ervas daninhas ou as flores em seu jardim. Uma das melhores ferramentas mentais à nossa disposição é a capacidade de virar uma perspectiva estreita, expandir nossa visão e nos libertar para ver e desfrutar de todo o espectro de nossas vidas.

É ciência básica. O hábito de ampliar sua perspectiva regularmente tem efeitos cumulativos que ampliam sua zona de resiliência e desenvolvem a memória muscular para diminuir as decepções profissionais. Os cientistas descobriram que expandir sua mente para assimilar o máximo de informações possível amplia seu leque de opções e possibilidades e cultiva clareza, criatividade e potencial para o sucesso na profissão. Por exemplo, uma série de estudos descobriu que as autoafirmações funcionam como “expansores cognitivos”, fornecendo uma visão mais ampla e difundindo a ideia de ameaças próprias. A prática regular de meditação também ajuda.

Praticados regularmente, os 32 hábitos a seguir podem ampliar sua zona de resiliência, aumentar o desempenho no trabalho, ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente de contratempos e impulsioná-lo para conquistas maiores.

  • Não considere as fases altas da sua carreira mais sérias do que as baixas, e vice-versa.
  • Substitua a autocrítica –que tira seu poder– pela autocompaixão –que fortalece sua resiliência e seu sucesso.
  • Use auto-afirmações para cultivar um relacionamento distante com seu auto-julgamento e observe a si mesmo de uma forma mais ampla.
  • Faça um brainstorm de soluções para um dilema de trabalho, em vez de ficar atolado nos problemas.
  • Imagine sua carreira como uma aventura, que, eventualmente, tem desafios para resolver.
  • Concentre-se no lado positivo de uma situação de trabalho negativa.
  • Identifique uma oportunidade ao se deparar com uma dificuldade em sua carreira.
  • Tente observar novas possibilidades ao se deparar com perdas na carreira.
  • Gaste o tempo curtindo o presente tanto quanto se preocupa com o futuro ou lamenta o passado.
  • Crie uma lista de atividades prazerosas, como assistir a um pôr do sol.
  • Encontre alternativas positivas quando você for pego em pensamentos de tudo ou nada. Por exemplo, em vez de dizer “Não consegui a promoção e eu nunca alcançarei meus objetivos de carreira, transforme essa ideia em: “Eu não consegui a promoção, mas existem muitos outros passos que posso tomar para alcançar minhas metas profissionais”.
  • Escreva uma lista com os seus talentos –qualidades profissionais positivas– e a faça ser igual ou maior do que as suas dificuldades.
  • Tenha pausas durante os seus prazos.
  • Tire folgas para cuidar da saúde e não só quando ficar doente.
  • Crie uma lista de agradecimento com todas as coisas pelas quais você é grato. Isso compensará as queixas que estão em seu caminho.
  • Saia na natureza para aproveitar a paisagem após longos períodos na frente do computador.
  • Acumule as tarefas de trabalho que você consegue controlar, em vez das que não pode.
  • Dê um passo para trás e observe o quadro geral em vez de ficar preso em detalhes.

  • Segure emoções desagradáveis ​​–como preocupação, raiva ou frustração– com o braço estendido e as observe como coisas separadas de você.
  • Deixe-se levar pela paixão, em vez da pressão.
  • Adote o papel de narrador (em vez de ator) ao falar de um dilema de trabalho e veja como tudo se torna emocionalmente mais leve.
  • Mantenha a mente aberta a possibilidades de carreira em vez de uma mente decidida que oculte todo o seu potencial.
  • Use a terceira pessoa ao falar de si mesmo para criar uma distância psicológica de sua mente egocêntrica de sobrevivência.
  • Saliente seus recursos internos em vez de suas limitações para superar as adversidades.
  • Permaneça atento ao longo do dia, ao invés de se autossabotar.
  • Veja os eventos desafiadores como acontecendo para você, e sobre você.
  • Pense nos problemas do trabalho como lições a aprender.
  • Enfatize o quanto você progrediu em sua carreira e veja o quão longe ainda tem que ir.
  • Pratique a empatia e pense em “nós”, ao invés de “mim”, para se libertar de julgamentos instantâneos, neutralizar atitudes tendenciosas e construir harmonia de equipe.
  • Evite tirar conclusões precipitadas sobre o que sua equipe pensa de você e reconheça que seu pensamento tendencioso tem mais a ver com você do que com eles.
  • Pense fora da caixa e saia da zona de conforto, criando novas experiências possam lhe ensinar como você é confiante, criativo e capaz.
  • Fique confortável com a incerteza, porque a presença dela é a única certeza com a qual você pode contar.

 

 

 

 

FONTE: https://forbes.com.br/negocios/2021/02/32-habitos-para-desenvolver-a-resiliencia-e-progredir-na-carreira/

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Mariana Fonseca Governo estadual também anunciou que Fase de Transição segue e detalhou apoio a...
DW.COM Kathlen Romeu, de 24 anos, foi baleada durante um tiroteio entre policiais e criminosos na...
Correio24Horas É o segundo ano consecutivo que a festa não pode acontecer Aglomeração e São João...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Letícia Taets - Revista Seleções O mês de junho chegou e com ele os festejos juninos! Preparando tudo para fazer a sua festa em casa, não pode faltar a tradicional paçoca de amendoim. Mas já...

Redação casa.com.br Com o Dia dos Namorados se aproximando, é uma boa hora para ir treinando as habilidades culinárias para preparar um prato cheio de amor e corações para aquele alguém...

Maria Fernanda Ziegler, da Agência Fapesp Quando se trata de ganhar massa e força muscular, é mais importante atentar para a quantidade de proteína ingerida do que para a origem do nutriente....

Guia da Cozinha Em mês de Festa Junina e dias frios, nada melhor do que um caldo verde para se aquecer e entrar no clima de São João. Esse prato tradicional é tão versátil quanto delicioso, por...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account