fbpx

Compartilhe
Pin It
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Propriedades rurais do município receberão endereçamento com a tecnologia Plus Codes

placasrurais120521Propriedades rurais do município receberão endereçamento com a tecnologia Plus Codes (Foto: Mastrangelo Reino)

O Governo do Estado de São Paulo entregou hoje, 11, o endereçamento digital de 1.285 propriedades e estabelecimentos rurais do município de Itu, no interior paulista. A ação faz parte do programa Rotas Rurais, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que visa mapear os endereços e estradas rurais espalhadas em municípios do interior paulista.

O objetivo é criar endereços digitais a, aproximadamente, 350 mil propriedades agrícolas, proporcionando mais agilidade e acesso a serviços públicos fundamentais como saúde e segurança e melhorando a logística de entrega de produtos do agronegócio local.

Em Itu, dos 1.285 endereços digitais 63% estão ligados a atividades agropecuárias, 31% a lazer e turismo e 6% a indústria e comércio, o que demonstra que o projeto não beneficiará apenas o agronegócio, mas também outras atividades.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Gustavo Junqueira, “o projeto é fruto de um ano e meio de pesquisas lideradas pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura. Foram investidos grandes esforços científicos para que o projeto possa oferecer não apenas o endereço digital e roteamento das estradas da área rural, mas a construção de uma plataforma que poderá orientar tanto as pesquisas quanto a elaboração de políticas públicas para o Agro Paulista. A ideia é que o projeto traga uma série de ferramentas que juntas ofereçam mais cidadania no campo”.

Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, destacou a importância do projeto na área de Segurança Pública. "Os policiais precisam chegar nos locais onde as pessoas os acionarem. Ou seja, precisam do endereço. Nas áreas urbanas isso é mais fácil, mas nas áreas rurais é mais complicado. Com o Rotas Rurais um código vai permitir que os policiais cheguem naquele endereço com uma rota preestabelecida para cumprirem sua missão: proteger pessoas e preservar patrimônios."

“Criamos um sistema que permite estabelecer uma única plataforma com todos os endereços digitais da zona rural do Estado de São Paulo que, tão logo esteja pronta, disponibilizará o acesso a essas informações aos órgãos do governo, disponibilizando também um acervo de imagens das porteiras das propriedades e entradas dos estabelecimentos, possibilitando melhor compreensão do território” afirma Priscilla Fagundes, diretora do Instituto de Economia Agrícola. Para isso, o projeto conta com a contribuição da Secretaria de Segurança Pública, que norteia o desenvolvimento da plataforma para que ela possa ser utilizada da melhor maneira pelo órgão.

O Programa possibilitará que os gestores possam reconhecer o cidadão da zona rural e, com isso, estabelecer políticas públicas assertivas para a realidade de cada território.

Iniciativa inédita na América Latina, o programa Rotas Rurais é fruto de uma colaboração técnica entre o Governo de São Paulo e o Google. O gerente de parcerias do Google para a América Latina, Wilson Rodrigues, explica que o Plus Codes converte latitude e longitude fornecidas por satélites, gerando códigos curtos e simples, bem semelhantes aos códigos postais. “A adoção dessa tecnologia em áreas rurais de cidades como Itu pode ajudar que um maior número de pessoas e organizações aproveitem todos os benefícios de ter um endereço em áreas que não estão mapeadas ou não tenham um serviço de código postal individualizado”.


Secretária-executiva Gabriela Chiste; proprietário rural William H. Labaki; secretário
Gustavo Junqueira e prefeito de Itu, Guilherme Gazzola lançam o projeto Rotas Rurais
(Foto: Mastrangelo Reino)

“Existia uma dificuldade para localizar essas propriedades rurais e é exatamente isso que o Projeto Rotas Rurais está proporcionando para nossa cidade. A tecnologia certamente beneficiará os produtores rurais bem como fomentará ainda mais o turismo em Itu”, afirmou o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola.

O programa “Rotas Rurais” é fundamental, sobretudo para o interior de São Paulo, que detém muitas propriedades rurais. Esta grande iniciativa do Governo do Estado chega para beneficiar, não somente o Agronegócio, mas, também, o acesso aos serviços públicos, como Saúde, por exemplo. Com a implantação deste projeto, não haverá mais barreiras para que um proprietário rural possa ter um endereço, por mais remota que seja a sua propriedade”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. 



A implantação total do Rotas Rurais está prevista para dezembro de 2022. Após esse período, será possível chegar facilmente a esses locais utilizando aplicativos de geolocalização, como Google Maps, Waze e outros. Atualmente, mais de dois milhões de pessoas no Estado de São Paulo não possuem endereço.

Ainda esta semana o mapeamento na cidade de Pardinho estará concluído. Em junho, será entregue a região de Catanduva. Julho será a vez dos municípios no entorno de Presidente Venceslau e Presidente Prudente.


Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

 

 

 

 

FONTE: https://agricultura.sp.gov.br/noticias/itu-e-a-primeira-cidade-do-brasil-a-ter-enderecos-digitais-em-100-do-territorio/

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

MetSul Massa de ar de enorme intensidade chega ao Sul do país na próxima semana com temperatura...
Jéssica Gotlib Presidente convidou o homem a uma live e reforçou a fala racista dizendo que ele...
Brasil247 Foto: Reprodução Ativistas de direitos humanos, jornalistas e advogados em todo o mundo...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp. Tem-se a impressão de que há um grande pessimismo em relação à época na qual vivemos. Por um lado, tudo é demonizado e nada vale a pena, pois só o passado era a única coisa mais bela desse mundo. Lá éramos felizes e...

Helio & Deise Peixoto “O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras.”Provérbios 14:3 {loadposition apoiador-estilo-vida} Sabemos quão importante é obedecer à Palavra de Deus...

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account