fbpx

Compartilhe
Pin It

POR Piracicaba Hoje

finados291020

Os cemitérios de Piracicaba abrirão ao público no próximo fim de semana (31/10 e 1/11) e durante o feriado de Finados (02/11), na segunda-feira. O horário de visitação nos três cemitérios municipais – Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna – será das 7h às 18h, mediante o cumprimento de protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em razão da pandemia, excepcionalmente neste ano não haverá missas presenciais nos cemitérios da cidade, elas serão celebradas nas igrejas paroquiais.

A definição da reabertura dos cemitérios públicos durante o período de Finados foi tomada em reunião do Comitê Covid-19, após o Governo do Estado de São Paulo informar que a decisão de funcionamento dos cemitérios ficaria a cargo das administrações municipais.

Além do uso obrigatório de máscaras e do distanciamento social de, no mínimo 1,5 metro, serão instalados equipamentos (dispensers/totens) com álcool gel aos visitantes e os cemitérios terão apenas um portão de acesso. Nos três dias, as administrações dos cemitérios municipais também funcionarão das 7h às 18h.

O Setor de Cemitérios da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) informa que os serviços prévios de manutenção de sepulturas e túmulos só poderão ser executados até a quinta-feira (29) e também em conformidade com os protocolos de saúde vigentes em tempos de pandemia (máscara, distanciamento social e outros cuidados).

No sábado e no domingo, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão nos cemitérios municipais desenvolvendo ações educativas de prevenção à Covid-19, prestando orientações sobre o uso de máscaras e outras informações à população.

CEMITÉRIO PARTICULAR – O cemitério Parque da Ressurreição também abrirá ao público no sábado, domingo e na segunda, só que das 7h15 às 17h, informou a administração do local.

No Parque da Ressurreição também será obrigatório o uso de máscaras. Os gestores do cemitério privado também pedem que a população mantenha o distanciamento social e evite aglomerações durante as visitas. O cemitério também possui vários dispensers com álcool gel espalhados no seu interior.

ORIENTAÇÕES AO PÚBLICO – Para evitar aglomerações, a Prefeitura de Piracicaba aconselha que as pessoas não deixem para realizar a visita somente no feriado (segunda, dia 02). Para a maior segurança em relação ao coronavírus, a Administração recomenda que as visitas e homenagens sejam antecipadas para o sábado e o domingo.

Também é recomendável que crianças menores de 12 anos, pessoas com mais de 60 anos de idade e aquelas que pertençam ao grupo de risco para Covid-19 não compareçam aos cemitérios da cidade durante o período de Finados.

Por questões de segurança sanitária, os bebedouros dos cemitérios estarão desativados. Dessa maneira, é aconselhável que as pessoas carreguem suas próprias garrafinhas de água para se hidratar durante a visita. Além disso, a população deve dar preferência ao uso de calçados e roupas confortáveis e se proteger da radiação solar com protetores, chapéus, bonés e sombrinhas.A Sedema, por meio Setor de Cemitérios, também salienta que não será permitido o uso de vasos ou recipientes que porventura possam armazenar água e, consequentemente, favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue e de outras doenças.

REDE DE APOIO – Uma força-tarefa municipal vai atuar dando suporte à população durante o período de funcionamento dos cemitérios da cidade.

Equipes da Guarda Civil Municipal e do Pelotão Ambiental trabalharão no patrulhamento e na segurança das unidades e suas proximidades.

Servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) e do Pelotão Ambiental farão a fiscalização dos vendedores credenciados de flores, velas e outros produtos.

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) trabalharão na organização e na orientação do trânsito nas vias localizadas nos entornos dos cemitérios.

MISSAS SUSPENSAS – Por conta da pandemia e, consequentemente, das restrições sanitárias, a Diocese de Piracicaba informa que este ano, excepcionalmente, a programação religiosa de Finados realizada nos Cemitérios de Piracicaba está suspensa.

As missas de Finados serão celebradas nas 30 igrejas paroquiais de Piracicaba, onde há melhor disponibilidade para acolher os fiéis. A Santa Missa Solene será realizada no dia 02 de novembro (segunda-feira) na Catedral de Santo Antônio, às 10h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Fernando Mason.

 

 

 

Logo Portal Piracicaba Hoje

FONTE: https://portalpiracicabahoje.com.br/prefeitura-informa-abertura-de-cemiterios-no-fim-de-semana-e-no-finados/

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

MetSul Massa de ar de enorme intensidade chega ao Sul do país na próxima semana com temperatura...
Jéssica Gotlib Presidente convidou o homem a uma live e reforçou a fala racista dizendo que ele...
Brasil247 Foto: Reprodução Ativistas de direitos humanos, jornalistas e advogados em todo o mundo...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp. Tem-se a impressão de que há um grande pessimismo em relação à época na qual vivemos. Por um lado, tudo é demonizado e nada vale a pena, pois só o passado era a única coisa mais bela desse mundo. Lá éramos felizes e...

Helio & Deise Peixoto “O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras.”Provérbios 14:3 {loadposition apoiador-estilo-vida} Sabemos quão importante é obedecer à Palavra de Deus...

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account