fbpx

Compartilhe
Pin It

Por Jornal de Piracicaba

A pandemia do coronavírus trouxe preocupações das mais variadas. Além do risco de contaminação e todos os fatores sociais e psicológicos interligados ao distanciamento social, a Covid-19 aflorou o medo do desemprego. Não são poucas as empresas que fecharam as portas ou dispensaram funcionários. Muitos trabalhadores precisaram se reinventar e buscar alternativas para superar o atual cenário. Entre as soluções para driblar a crise econômica estão marketplace, transporte por app e gastronomia, por exemplo.

aperto de mao051220
Em expansão, empresa busca profissionais conectados com seu propósito e que queiram fazer parte do avanço do setor. /Foto: Freepik.

Alguns números podem ajudar a ilustrar a busca do brasileiro por uma ocupação durante esta fase. No último dia de novembro, o Portal do Empreendedor do Governo Federal registrou 11.255.656 pessoas inscritas como microempreendedor individual (MEI). O número é 1.337.573 maior que o verificado no dia 31 de março, quando a pandemia começava a sinalizar que mudaria a vida dos brasileiros por um bom tempo. Do total, nem todos decidiram enfrentar esse desafio por vocação, mas por necessidade.

Mas qual é o perfil desse novo empreendedor? De acordo com levantamento do Sebrae-SP, estado com maior número de MEIs no País (cerca de 3 milhões), as principais ocupações buscadas são: cabeleireiros, manicure e pedicure (235.000 cadastrados); comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (198 277); obras de alvenaria (128.496); promoção de vendas (109.729) e, completando o top 5, fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar (92.416).

“Iniciar um negócio é sempre um momento bastante delicado, pois envolve diversos aspectos que, se não planejados e ordenados, podem prejudicar ou até mesmo inviabilizar imediatamente a empresa. Esse risco tomou proporções ainda maiores durante o ano de 2020, motivado, principalmente, pela pandemia de Covid-19”, destaca Adriano Augusto Campos, consultor de negócios do Sebrae-SP. De acordo com o especialista, não existem regras ou ações que garantam o sucesso em todos os segmentos. “No entanto, há algumas boas práticas que seguramente podem ajudar o empreendedor neste momento”.

Para Campos, o ideal é focar em uma oportunidade identificada de negócio e não apenas na necessidade de gerar renda imediata. Neste ponto, a informação surge como um aliado importante. “Sabemos que nem sempre é possível. Entretanto, percebe-se que observar e estudar o mercado até encontrar oportunidades interessantes costuma levar os empreendedores a reunir informações qualificadas e interpretar com mais racionalidade”.

O novo empreendedor precisa ainda testar e validar se a proposta é realmente atrativa e se tem capacidade para trazer a remuneração desejada. “Essa é uma maneira de experimentar e entender quais são os aspectos positivos e negativos antes mesmo de montar toda a estrutura do negócio. A questão aqui não é encontrar a ideia perfeita, mas contar com percepção de parte do mercado consumidor antes de investir tempo e dinheiro em algo que pode não vingar”.

Transporte por app e Marketplace

É preciso estar atento às boas oportunidades, seja para conseguir pagar as contas no momento ou, quem sabe, encontrar uma nova e promissora vocação. A produção de doces caseiros, por exemplo, pode futuramente se transformar em uma loja especializada. Outro caminho encontrado por muitos é se associar a empresas fortes no seu ramo de atuação, que contam com um grande aparato tecnológico para facilitar todo o processo.

Solução em expansão, o transporte por aplicativo segue como uma opção. Com o suporte das empresas que gerenciam os apps, o motorista consegue rapidamente trabalhar por conta própria. Para isso, passa inicialmente por um processo rigoroso de avaliação para ter direito ao credenciamento. Costureira, Leuciene Maria de Mendonça Marques, de 32 anos, foi demitida logo no início da pandemia. Para manter as contas em dia e conseguir sustentar os 3 filhos, ela resolveu tirar o carro da garagem e circular pelas ruas de Goiânia. “Gostei bastante do serviço. Meu cunhado também trabalha como motorista de aplicativo”.

Mas o isolamento social não afastou as pessoas da rua? Muitos não conseguem permanecer em casa por longos períodos e, por isso, precisam sair para trabalhar ou fazer compras. Para evitar as aglomerações no transporte público, os aplicativos se transformaram em uma alternativa segura para a locomoção, até por conta dos protocolos de segurança rigorosos adotados para proteger motoristas e passageiros. Pesquisa da 99, por exemplo, demonstra que o medo de contágio pelo coronavírus se transformou em fator determinante na escolha dos meios de transporte. Essa situação refletiu até mesmo no comportamento na periferia, onde o uso do aplicativo da empresa aumentou em 25% entre os mais pobres nesta fase.

Durante a pandemia, a 99 afirma ter investido R$ 32 milhões nas iniciativas de prevenção à Covid-19. Entre as ações, uma parceria com a Consultoria do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo permitiu desenvolver um protocolo rigoroso de proteção. Para garantir mais conveniência aos usuários e ampliar os ganhos dos motoristas parceiros no período de isolamento social, a empresa instituiu também o 99Poupa, opção para viagens com preços mais acessíveis em horários e locais de menor demanda.

Outra oportunidade de renda encontrada durante essa fase é a parceria com grandes varejistas, que colocam à disposição plataformas digitais para a comercialização de produtos pela internet. A alternativa é válida tanto para pequenos lojistas que ficaram um bom tempo com as portas fechadas quanto para pessoas físicas que atuam como vendedores online, ganhando comissões.

O projeto Parceria Magalu, desenvolvido pelo Magazine Luiza, atua nesse sentido, por exemplo. “Nossa plataforma permite que os brasileiros possam continuar a trabalhar, sem sair de casa. Digitalizar o varejo e os brasileiros faz parte da nossa estratégia de negócio”, pondera Frederico Trajano, CEO do Magalu De acordo com a empresa, a iniciativa inclui duas plataformas digitais. Uma desenvolvida para novos cadastros de pessoas jurídicas, e a outra para pessoas físicas. Durante a pandemia, já foram cadastrados na plataforma 300 mil CPFs.

Recolocação profissional

Alguns encontram nessas oportunidades uma profissão nova e, até mesmo, com bons rendimentos. Já outros, sonham com uma recolocação no mercado formal, com carteira assinada. Para esses, também há motivos para acreditar em dias melhores. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 394.989 vagas de emprego foram abertas em outubro. “Por mais que ainda tenhamos bons meses pela frente até grande parte da população estar vacinada contra a Covid-19, o mercado de trabalho voltou a aquecer especialmente a partir do terceiro trimestre em segmentos como tecnologia da informação, áreas comerciais, contábeis, administrativas, marketing e de recursos humanos”, aponta Luana Lie Matsumura, profissional de recursos humanos, recrutamento e seleção.

Por isso, é bom estar pronto para quando uma nova oportunidade surgir. Segundo Luana, as empresas esperam que os profissionais aproveitem esse período de recesso e retração nas contratações para se qualificarem através de cursos de reciclagem. O aperfeiçoamento do inglês também faz parte desta lista. “A praticidade do mundo online, reforçado com os novos tempos de home office e o avanço da inteligência artificial, fez com que os recrutadores automatizassem ainda mais o que chamamos de primeira triagem dos candidatos. Por isso, é essencial estar bem preparado para ser aprovado”.

Para chamar a atenção dos recrutadores durante a triagem, Luana indica acrescentar no currículo palavras-chave relacionadas à área de atuação do candidato. “Procure primeiro juntar todas em uma lista e depois encaixá-las da maneira que faça mais sentido em seu currículo. Outra dica importante é focar na descrição dos resultados tangíveis que trouxe em cada empresa que atuou, e não simplesmente listar diversas atividades”.

Fonte: Agência Estado

Vagas de emprego em Piracicaba e região

Expert RH

Rua Dom Pedro I, 573 – Centro -Fone: 3447-3010 – Das 8h às 17h.

Analista administrativo financeiro – superior completo. necessário experiência em organização de despesas por planos de contas; supervisão de rotinas financeiras, comerciais e vendas; gerenciamento de equipe para atingimento de metas; gestão/redução de custos de produção; negociação de matérias primas e demais insumos; controle de contas a pagar e a receber; dre; fechamentos mensais e anuais; mark-up produto e produção; gerenciamento de fluxo de caixa; formação de preço de venda; controle de departamento de cobrança e de folha de pagamento. residir em mombuca, rio das pedras, piracicaba, capivari, rafard ou saltinho. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Caixa – superior completo em moda, merchandising ou áreas correlatas. necessário experiência em loja de roupas, preferencialmente boutique ou moda festa. conhecimento faturamento, notas fiscais, abertura/fechamento de caixa, cadastramento de mercadorias, atendimento a fornecedores, crediários e cobrança. disponibilidade de horário. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Caldeireiro – ensino médio. necessário experiência em traçagem, corte, dobra, montagem e acabamento de peças/equipamentos e solda mig/tig e elétrica. conhecimento avançado em leitura e interpretação de desenhos mecânicos, esmerilhadeira, furadeira e instrumentos de medição. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Comprador pleno – cursando pós graduação em administração, engenharia, economia ou áreas correlatas, conhecimento sistema sap. inglês intermediário. necessário conhecimento em planejar, cotar e negociar materiais, equipamentos e serviços. desenvolver e gerir fornecedores. residir em piracicaba ou região.

Coordenador de vendas – superior completo em administração, direito, engenharia civil ou gestão de pessoas. possuir inscrição no creci. curso técnico de transações imobiliárias (tti). conhecimento do mercado imobiliário (mcmv), treinamento de corretores de imóveis e coordenação de stand de vendas. necessário experiência em coordenação de equipe comercial de venda de imóveis em imobiliária ou construtora. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Costureira – superior completo em moda, merchandising ou áreas correlatas. necessário experiência em ternos e camisarias. disponibilidade de horário. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Desenhista projetista – ensino técnico na área de desenhos e projetos. necessário experiência em desenvolver projetos, calculando área, volume e peso, resistência de elementos da máquina, cálculo estruturais básicos, elaborar esboços, desenhos e alterações de projetos mecânicos. habilidade no trabalho com informática, em especial trabalhar com programas autocad, solid edge ou semelhante e excel. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Fresador – ensino médio. experiência em usinagem de peças não seriadas de pequeno e médio porte. conhecimento avançado em leitura e interpretação de desenhos, cálculos trigonométricos, instrumentos de medição, velocidade de corte e afiação de ferramentas. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Gerente de frota – superior completo ou cursando. necessário experiência em empresas de ônibus, especificamente no setor de fretamento. imprescindível conhecimento em traçar itinerário das linhas de transporte fretado, escala/documentação e manutenção da frota de ônibus, escala dos motoristas, ocorrências de acidente de trânsito, liderança, gestão de pessoas e domínio em pacote office. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Gerente de loja – superior completo em moda, merchandising ou áreas correlatas. necessário experiência em loja de roupas, preferencialmente boutique ou moda festa e liderança de equipe. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Operador de máquinas – ensino médio completo. necessário experiência em produção ou usinagem. disponibilidade para revezamento de turnos. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Soldador – ensino médio. curso de soldador. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Técnico de segurança do trabalho – curso de técnico de segurança do trabalho. registro na drt. necessário experiência em gerenciar documentações e requisitos obrigatórios referentes à área (asos, epis, cipa, ppra, pcmso, ppp, entre outros). orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigar riscos e causas de acidentes, analisar esquemas de prevenção. realizar inspeções de segurança in loco em instalações e equipamentos. elaborar e ministrar treinamentos sobre normas de segurança. acompanhar trabalhos de terceiros e prestadores de serviço. residir em piracicaba ou charqueada. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Torneiro mecânico – ensino médio. experiência em usinagem de peças não seriadas de pequeno e médio porte. conhecimento avançado em leitura e interpretação de desenhos, instrumentos de medição, velocidade de corte e afiação de ferramentas. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Vendedor – superior completo em moda, merchandising ou áreas correlatas. necessário experiência em loja de roupas, preferencialmente boutique ou moda festa. conhecimento em vendas através de montagem de sacolas, whatsapp e instagram. disponibilidade de horário. residir em piracicaba. enviar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou rua dom pedro i, 573 – centro.

Apoio RH

Rua: Joaquim André 849- Paulista -Fone: 3433-0604 – Das 08h às 17h

Técnico Eletroeletrônico: Exp. manutenção eletromecânicas, circuitos elétricos, desejável inglês, disp. viagens.
Desenhista Projetista Mecânico: Exp. função, elaborar esboços desenhos projetos mecânicos, habilidade AutoCAD, Solid EDGE, ou semelhante e Excel.
Aux. Desenhista: Cursando Superior Engenharia ou/ Técnico nas áreas de Mecânica ou Mecatrônica, a partir 3º semestre, conhec. AUTOCAD, habilidades Excel, Word.
Analista /Assistente de Importação: Bacharel em Negócios Internacionais/Com. Exterior ; inglês intermediário, conhec. Em rotinas de importação e exportação.
(04- VAGAS): Montador de Máquinas e Equipamentos: Exp. montagem de equipamentos e máquinas industriais/Metalúrgica.
Mecânico de Autos: Exp. Balanceamento e alinhamento, troca de óleo, suspenção, injeção eletrônica. Habilitação B.
Aj. Produção/Carga: Ensino Médio completo, disp. horários.

Marhca

Rua São José, 330 – centro. Fone: 3434-2080. Das 08h às 17h30.

Enfermagem do trabalho (disp. horário adm.)
Almoxarife (exp. mecânica/usinagem/caldeiraria)
Analista contábil (lançamentos, inventários, balanços, balancetes)
Analista fiscal (fechamento/obrigação acessória/parametrização-►diferencial)
Apontador de produção (conhec. fundição)
Assist. adm. (exp. financeiro e faturamento)
Assist. cadastro (exp. sistema vr para supermercados)
Biomédico (a) (atuar clinica estética)
E-commerce (exp. vendas on-line -e-commerce)
Técnico informatica (suporte usuários/rede/sistemas)
Comprador (cotações, orçamentos/novos fornecedores)
Orçamentista técnico (exp. auto cad)
Estagiário engenharia (mecânica ou produção)
Logistica (formação: superior/sistema erp/exp. transportadoras)
Projetista (exp. solidworks)
Borracheiro (exp./ habilitação b ou c)
Brunidor (exp. / conhec. medidas/curso senai)
Retificador (exp.)
Eletricista – oficial e ½ of. (exp. montagens industriais/nr10)
Mecânico montador (equip. mecânicos, pneumáticos, hidráulicos)
Mecânico montador (exp. maq. agrícolas/cnh “d”)
Modelador (madeira/isopor ou alumínio)
Montador de moveis (exp. moveis planejados/cnh “b”)
Op. dobradeira (conhec. dobradeira cnc e manual)
Op. máquina a laser (exp. curso na área)
Op. de plasma (exp.)
Pintor industrial (exp. tratamento de peças e pinturas eletrostáticas)
Pintor industrial (preparador automotivo / industrial)
Processista (exp. produção de peças e acessórios fundidos)
Serralheiro (comunicação visual/ montagens de estruturas – totens)
Torneiro mecânico (exp. torno convencional/ medidas)
Vendedor (vendas de peças, máquinas, equipamentos e acessórios indls.)

Semtre Piracicaba

Rua Monsenhor Manoel Rosa, 900, Centro. Fone: 3437-2223. Das 8h às 16h30

Ajudante de Serralheiro: – Conhecimento em medidas, CNH B
Atendente Recepcionista em restaurante: para trabalhar e morar em São Paulo – Ensino Médio Completo
Auxiliar de Cozinha: para trabalhar e morar em São Paulo – Ensino Médio Completo
Auxiliar Técnico Impressoras e Eletrônica: – Ter CNH “A e B”
Borracheiro (para caminhões e máquinas pesadas) – Experiência de 6 meses comprovada
Caldeireiro: com CNH B e curso profissionalizante em Mecânica de Usinagem ou Caldeiraria
Consultor Executivo: – Possuir celular com sistema Android e veículo próprio.
Coordenador de Loja: Ter superior completo em Administração, Gestão de Empresas ou Logística
Coordenador de restaurante: com disponibilidade total de mudança de município e viagem para todo o brasil.
Desenhista Industrial: Experiência de 6 meses comprovada
Desossador de Carnes: (Para morar e trabalhar em Joinville – Santa Catarina) –
Encanador Predial – Experiência de 6 meses comprovada
Jardineiro – Experiência de 6 meses comprovada
Jardineiro: com disponibilidade para viagens – Experiência de 6 meses comprovada
Líder de Equipe – Obrigatório ter experiência como Líder de Setor e Superior em Gestão de Pessoas/Empresarial ou Administrativa
Lubrificador (para caminhões e máquinas pesadas) – Experiência de 6 meses comprovada
Marceneiro: com experiência em MDF – Experiência de 6 meses
Mecânico de Automóvel – Ter CNH “B”
Operador de Loja Pleno – Experiência de 6 meses comprovada
Operador de Máquina Terraplanagem: com CNH D com experiência em carteira com pá carregadeira, motoniveladora, patrol ou rolo pé de carneiro
Operador de Máquinas Médias (Escavadeira Hidráulica com garra, Eletroimã e Manipulador – CNH “C”)
Operador de Máquinas Médias (Rebocador, Cavalo Mecânico e Carreta Articulada – CNH “E”)
Pedreiro (Vaga temporária para 90 dias) – Experiência de 6 meses comprovada
Vendedora: – Experiência de 6 meses
Zelador – Experiência de 6 meses comprovada
Atendente de Lanchonete (Vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Auxiliar de Serviços Gerais (Vaga exclusiva para Pessoas com Deficiência)

 

 

 

 

FONTE: https://www.jornaldepiracicaba.com.br/80-vagas-de-emprego-em-piracicaba-e-regiao-e-mais-brasileiros-buscam-alternativas-para-driblar-o-desemprego-na-crise/

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

MetSul Massa de ar de enorme intensidade chega ao Sul do país na próxima semana com temperatura...
Jéssica Gotlib Presidente convidou o homem a uma live e reforçou a fala racista dizendo que ele...
Brasil247 Foto: Reprodução Ativistas de direitos humanos, jornalistas e advogados em todo o mundo...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp. Tem-se a impressão de que há um grande pessimismo em relação à época na qual vivemos. Por um lado, tudo é demonizado e nada vale a pena, pois só o passado era a única coisa mais bela desse mundo. Lá éramos felizes e...

Helio & Deise Peixoto “O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras.”Provérbios 14:3 {loadposition apoiador-estilo-vida} Sabemos quão importante é obedecer à Palavra de Deus...

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account