fbpx

Compartilhe
Pin It

Letícia Taets - Revista Seleções

Ver os stories de um/a crush, postar status no WhatsApp, rir de um meme no Twitter... todas essas ações fazem parte do nosso dia desde o surgimento das redes sociais.

prateek katyal290321© Imagem: Prateek Katyal/Pexels 10 filmes para repensar o uso de redes sociais e novas tecnologias

No entanto, nem sempre esse uso se resume à diversão. Na era dos cancelamentos, é cada vez mais importante buscar um uso ético e responsável das redes sociais e refletir sobre o papel delas em nossas vidas.

Confira abaixo nossa lista com 10 filmes para refletir sobre o uso das redes sociais e suas consequências, tanto positivas quanto negativas:

1. O Dilema das Redes (2020)

<a href=
© cartaz do documentário o dilema das redes

Imagem: Reprodução/Divulgação

O Dilema das Redes é um documentário dramático norte-americano dirigido por Jeff Orlowski e escrito por Orlowski, Davis Coombe e Vickie Curtis. Ele narra como as redes sociais são criadas com um design que visa justamente a criar um vício oara vender mais propaganda para o usuário. Também é discutida a manipulação das redes para seu uso na política e para disseminação de teorias de conspiração.

2. Ingrid Vai Para o Oeste (2017)

<a href=
© cena do filme Ingrid Vai Para o Oeste

Imagem: Reprodução/Divulgação

Ingrid Vai Para o Oeste é uma comédia dramática norte-americana de 2017 dirigida por Matt Spicer e escrito por Spicer e David Branson Smith. O filme é estrelado por Aubrey Plaza e Elizabeth Olsen e segue uma jovem que se muda para Los Angeles em um esforço para fazer amizade com uma mulher que ela idealiza a partir de seu Instagram.

3. A Rede Social (2010)

<a href=
© cena do filme a rede social (2010)
Imagem: Reprodução/Divulgação

A Rede Social é um filme biográfico norte-americano de 2010 dirigido por David Fincher e escrito por Aaron Sorkin. Ele retrata a fundação do site de rede social Facebook e os processos judiciais resultantes desta empreitada, levantando questionamentos importantes referentes a limites éticos do uso das redes.

4. O Império de Memes (2018)

<a href=
© documentário o império das memes
Imagem: Reprodução/Divulgação

O Império de Memes (2018) é um documentário americano de 2018 que explora o estilo de vida e a jornada de quatro influenciadores das redes sociais. Foi escrito e dirigido por Bert Marcus com a produtora Bert Marcus Productions.

5. Privacidade Hackeada (2019)


© documentário privacidade hackeada
Imagem: Reprodução/Divulgação

Privacidade Hackeada é um documentário de 2019 sobre o escândalo de dados do Facebook – Cambridge Analytica, produzido e dirigido por Jehane Noujaim e Karim Amer.

6. Audrie & Daisy (2016)


© pôster do documentário audrie e daisy
Imagem: Reprodução/Divulgação

Audrie & Daisy é um documentário americano de 2016 sobre dois casos de estupro de adolescentes americanas, Audrie Pott, de Saratoga, Califórnia, e Daisy Coleman de Maryville, Missouri. Na época das agressões sexuais, Pott tinha 15 e Coleman tinha 14 anos. Após as agressões, as vítimas e suas famílias foram submetidas a abusos e cyberbullying.

7. O Círculo (2017)


© cena do filme o círculo
Imagem: Reprodução/Divulgação

A funcionária de uma companhia tecnológica (Emma Watson) vive um dilema moral ao se envolver em um projeto que deixa vulneráveis os limites de privacidade de usuários.

8. Ferrugem (2018)


© cena do filme brasileiro ferrugem
Imagem: Reprodução/Divulgação

O único filme nacional da nossa lista, Ferrugem narra a história de Tati, que adora compartilhar sua vida nas redes sociais. No entanto, ela precisa aprender a lidar com as consequências negativas da velocidade das redes quando um vídeo privado seu é divulgado no grupo de WhatsApp de sua turma do colégio.

9. Sujeito a termos e condições (2013)


© poster de divulgação do filme sujeito a termos e condições
Imagem: Reprodução/Divulgação

O documentário, dirigido por Cullen Hoback, investiga o acesso do governo e das grandes corporações aos dados de usuários da internet, por meio de bancos de dados disponibilizados assim que o indivíduo aceita um termo de uso.

10. Depois de Lúcia (2012)


© cena do filme depois de lúcia
Imagem: Reprodução/Divulgação

O filme mexicano narra a história de Alejandra, uma adolescente de Puerto Vallarta, muda-se para a Cidade do México para começar uma nova vida com o pai após a morte de sua mãe. No entanto, um acontecimento negativo potencializado pelas redes sociais muda sua vida para sempre.

 

 

 

 

FONTE: https://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/10-filmes-para-repensar-o-uso-de-redes-sociais-e-novas-tecnologias/ar-BB1f3zhR

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...
Mariana Fonseca Governo estadual também anunciou que Fase de Transição segue e detalhou apoio a...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

Letícia Taets - Revista Seleções O mês de junho chegou e com ele os festejos juninos! Preparando tudo para fazer a sua festa em casa, não pode faltar a tradicional paçoca de amendoim. Mas já...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account