fbpx

Compartilhe
Pin It

Gustavo Cunha e Luana Santiago 

Não fosse a pandemia, Preta Gil estaria cumprindo uma maratona de shows carnavalescos. À frente do Bloco da Preta, um dos primeiros megablocos no Rio, a cantora vive um fevereiro atípico, mergulhada no que ela classifica como um "grande ócio".

carnavalonline120221Bloco da Preta será on-line em 2021 Foto: Felipe Panfili/Divulgação

Mas carnaval não é só brincadeira, afirma a carioca de 46 anos, ressaltando que a folia é o ganha-pão de muita gente, como ela, os ritmistas com quem trabalha e uma centena de vendedores ambulantes e catadores de latinha. Está aí a explicação para a breve interrupção na tal inércia a que a artista se entrega desde março de 2020, quando contraiu Covid-19. Neste fim de semana, Preta Gil fará o público sujar o sofá de casa com confetes e serpentinas, em transmissões ao vivo embaladas por campanhas de arrecadação para o Retiro dos Artistas e para os trabalhadores informais que estariam nas ruas, em meio aos blocos: nesta sexta-feira, às 18h, no YouTube (/SulAmerica), ela se apresenta na live "E-carnaval", com Péricles, Bell Marques e Jota Quest; e no domingo, às 16h, no Instagram (@pretagil) e no YouTube (/pretagiloficial), a artista faz uma versão virtual do Bloco da Preta, com as participações de Alcione, Mumuzinho e Teresa Cristina.

— Mesmo nesse formato de live, o carnaval é a festa do povo. E fazer esse evento acontecer significa, mais uma vez, resistir — diz Preta, que levará parte dos fãs e da corte de celebridades que normalmente sobe em seu trio para uma projeção em LED no fundo do cenário da live.

Devido às restrições impostas pela pandemia, blocos tradicionais, como o Cordão da Bola Preta, seguirão o mesmo percurso on-line. Confira abaixo alguns eventos virtuais para cair na folia em casa.

As estrelas do axé juntas na festa

<a href=
Ivete e Claudia Leitte farão live de carnaval juntas Foto: Divulgação

Maiores cantoras do carnaval baiano, Ivete Sangalo e Claudia Leitte se reúnem amanhã, às 17h30, na live “O trio”, que conta com um repertório das antigas para despertar aquela nostalgia gostosa. "O trio": sáb, às 17h30, no YouTube (canais das cantoras) e no Multishow.

A nova geração por dentro do legado

O que não faltam são histórias de carnaval para contar... Amanhã e domingo, às 11h, algumas delas serão narradas pelo grupo Tapetes Contadores de Histórias, no YouTube (/tapetescontadores), numa linguagem adaptada para os pequenos.

Batucada envolvente

Não pode faltar o batuque do Oludum neste carnaval, não é? O tradicional grupo da Bahia realiza terça-feira, no Instagram (@olodum_oficial), às 19h, uma live para pipocar na sala de casa.

Camaleão de todas as cores

Domingo é dia de amarrar a bandana na cabeça! Às 16h, o cantor Bell Marques interpreta os sucessos da carreira solo e as canções do Chiclete com Banana na live “Camaleão”, exibida no YouTube (/BellMarquesOficial).

Cartola lembrado no carnaval

A Orquestra Petrobras Sinfônica faz na segunda-feira, às 19h, um concerto em homenagem ao sambista Cartola, grande nome da música e do carnaval carioca. A apresentação será exibida no YouTube (/OPESinf).

Daniela Mercury sai na frente

<a href=
Daniela Mercury faz live hoje Foto: Divulgação

O trio elétrico da baiana não vai passar pelas ruas de Salvador, mas a cantora solta a voz mesmo assim! Nesta sexta-feira, a partir das 20h30, a artista apresenta a live “Carnaval virtual da rainha”, que conta com a participação especial de Margareth Menezes. 'Carnaval virtual da rainha': sex, às 20h30, no YouTube (/DanielaMercury).

Dedicatória a quem faz o carnaval

O baile virtual do Céu na Terra, que acontece amanhã, às 19h, no YouTube (/CéunaTerraNúcleodeCulturaPopular) e no Facebook (/ceunaterracarnaval), promete uma homenagem especial aos foliões e ao carnaval de rua do Rio.

Dez anos de confete e serpetina

A pandemia não vai impedir o Amigos da Onça de comemorar os dez anos de folia. Hoje, às 21h, o bloco manda sua energia para o público de casa, direitamente do palco do Teatro Riachuelo. A bagunça é exibida no YouTube (/amigosdaoncabloco).

Diogo Nogueira tem samba no pé

<a href=
Diogo Nogueira lança 'Samba de verão' Foto: Foto Guto Costa / Divulgação. / Agência O Globo

No domingo, ao meio-dia, o sambista abre sua casa para uma live de carnaval com churrasco, marchinhas de carnaval, frevos e sambas enredos das escolas de samba. A transmissão do show on-line acontece no YouTube (/diogonogueiraoficial).

Em outra dimensão...

Chegando para inovar, o Monobloco faz, amanhã, às 20h30, um desfile de carnaval virtual na plataforma Cidade Alta RP, o maior servidor brasiliro de GTA, game que permite que o usuário interprete personagens e vivencie diferentes experiências sociais. A transmissão do cortejo on-line também acontece no Instagram (@monoblocooficial) e no YouTube (/videosmonobloco), onde também dá para conferir vídeos inéditos de carnaval gravados pelo grupo.

Encontro de gigantes estremece a web

<a href=
Xanddy, Tony e Leo Santana juntos no 'Encontro de carnaval' Foto: Divulgação

Xanddy, Tony Salles e Léo Santana se reúnem amanhã, às 21h, para o show virtual “Encontro de carnaval”. Os artistas vão juntar seus trios elétricos e performar, com o Harmonia do Samba e o Parangolé, os principais hits do pagode baiano. 'Encontro de carnaval': sáb, às 21h, com transmissão no YouTube (/encontrodefenomenos)

Figurinha carimbada

Não é porque não vai ter carnaval na rua que Preta Gil vai deixar de celebrar a data. Pelo conrário. Hoje, às 18h, a cantora divide a live E-Carnaval Sulamérica, exibida no YouTube (/SulAmérica), com Péricles, Jota Quest e Bell Marques, que estarão em outras cidades brasileiras. Já no domingo, às 16h, a artista recebe, pessoalmente, os sambistas Mumuzinho, Alcione e Teresa Cristina na versão virtual do “Bloco da Preta”, que será transmitida no YouTube (/pretagiloficial) e no Instagram (@pretagil).

Leandra Leal já confirmou presença

<a href=
Leandra Leal é porta-estandarte do Bola Preta Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

O maior bloco do Rio, que tem a atriz como porta-estandarte, também transferiu o cortejo para a web: amanhã, às 11h30, a banda do Cordão da Bola Preta se apresenta, ao vivo, do Teatro Rival, desenterrando as marchinhas tradicionais da festa. Cordão da Bola Preta: sáb, às 11h30, no YouTube (/teatrorivalrefit e /cordaodabolapretaoficial).

Malemolência baiana

Inspirado no universo musical afro baiano, o Agytoê fecha a terça-feira de carnaval com uma festa calorosa com muito samba-reggae. O show on-line do grupo, realizado no Teatro Riachuelo, será transmitido às 21h, no YouTube (/Agytoê).

Músicas sobre os bichinhos

A bicharada também quer pular carnaval! No domingo, às 17h30, o Zoo Bloco dá as caras em uma live no YouTube (/ShoppingMetropolitanoBarra) cheia de canções que têm animais como tema.

Nordeste de cores e sons

<a href=
Geraldo Azevedo em 'Noites de frevo' Foto: Divulgação

O frevo pernambucano não podia ficar de fora da agenda de carnaval, não é? O ritmo marca presença no show temático Geraldo Azevedo. A apresentação, pré-gravada, será exibida hoje, às 22h, no YouTube (/circovoador).

Oficinas de carnaval

Não sabe como fazer a folia em casa? A Fundição Progresso ensina. Até 17 de fevereiro, cursos on-line e gratuitos de maquiagem, música e mais estão disponíveis no site fundicaoprogesso.com.br. No domingo, às 18h, Clarice Magalhães dá aula de pandeiro.

Psirico também 'tá' on

A banda de pagode baiano convida os fãs a acompanharem uma live divertida na segunda-feira, às 17h, no YouTube (/PsiricoOficial).

Quase três décadas de diversão

Tradicional bloco do Rio, o Cordão do Boitatá divide sua performance on-line em duas partes, no domingo, às 15h: a primeira exibirá uma apresentação gravada que celebra os 25 anos do cortejo, enquanto a segunda será um show ao vivo, transmitido no YouTube (/TeatroRiachueloRio), com orquestra e convidados.

Samba é com Zeca mesmo

<a href=
Zeca Pagodinho também é atração confirmada do carnaval on-line Foto: Guto Costa / Agência O Globo

Não vai ter desfile no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, neste carnaval, mas o camarote vai abrir mesmo assim! E com a presença de Zeca Pagodinho, que transmite um show do espaço amanhã, às 20h30.

'Vem brincar que o circo já chegou'

Domingo é dia de fantasiar a criançada para acompanhar o bailinho de carnaval do Sem Ribalta. A folia, que começa às 10h no Facebook (/semribalta), terá palhaços, malabaristas, equilibristas e banda de marchinhas e canções infantis.

Vozes da folia

Produzida pelos blocos Meu Bem Volto Já e Escravos da Mauá, a série ''Do Leme à Praça Mauá'' canta sobre sambistas que fizeram sucesso dos anos 90 aos dias atuais. O primeiro episódio estreia hoje, às 17h, no YouTube (/historiasemusicasdocarnavalcarioca).

Time de personalidades do samba

<a href=
Xande de Pilares Foto: divulgação

Na tela da Band Rio, o carnavalesco Leandro Vieira comanda, de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 13h30, o programa “Casa verão do samba“, que recebe Xande de Pilares, Bira Presidente, Moacyr Luz, Neguinho da Beija-Flor, Pedro Luis, Marina Íris e o Cordão do Boitatá. A atração também estará no YouTube (/TVBandRio)

 

 

 

 

FONTE: https://extra.globo.com/tv-e-lazer/carnaval-on-line-tem-lives-de-preta-gil-ivete-sangalo-zeca-pagodinho-bola-preta-mais-confira-programacao-24879408.html

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account