fbpx

Compartilhe
Pin It
Por : Marília Montich

Oscilação de temperatura e a queda da umidade relativa do ar propiciam o agravamento de doenças

coriza230421PIXABAY

Desde criança Felipe Silveira sofre com crises de rinite. Coriza, uma leve irritação na garganta e no nariz, além de espirros, são sintomas frequentes. “Quando a crise é muito forte, os olhos coçam bastante e a irritação na garganta e nariz se intensificam”, conta ao analista de TI (Tecnologia da Informação), hoje com 32 anos.

Silveira lembra que, no passado, a doença costumava se potencializar na mudança de estação de estações. “Recentemente, como temos trocas bruscas de temperatura, ela pode atacar a qualquer momento”.

A percepção do analista está correta: a oscilação do calor com as temperaturas mais amenas, especialmente à noite, e a queda da umidade relativa do ar – características do outono – propiciam o agravamento de doenças respiratórias e alergias. 

Rrinite, bronquite e sinusite são inflamações bem comuns nessa época do ano e, muitas vezes, são confundidas entre si ou mesmo com doenças como resfriado e asma. Para piorar, o vírus da covid-19 também conta com sintomas semelhantes a essas mazelas, como tosse, coriza, febre e falta de ar. E agora: como identificar o que é uma das “ites” e o que é coronavírus?

“É realmente complicado diferenciar os sintomas e relacioná-los a determinada doença. Na dúvida, o ideal é que todos os pacientes que têm sintomas respiratórios sejam testados para covid-19 justamente por essa dificuldade”, diz José Tadeu Colares Monteiro, coordenador da Comissão Científica de Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

O especialista afirma, contudo, que o mais importante é que pessoas que já têm doenças respiratórias crônicas mantenham seus tratamentos contínuos e de forma ininterrupta. “Pacientes asmáticos, por exemplo, precisam fazer a medicação inalatória diariamente, manter cuidados domiciliares, evitando contato com pó, poeira, substâncias de cheiro forte e manter a higiene domiciliar sempre.”

Além da manutenção do bem estar dos pacientes, aqueles que contam com tratamento contínuo sabem como agir nas fases agudas da doença. “Eles já têm medicamentos de resgate nos casos de crise. Dessa forma, nesse momentos, não precisam buscar atendimento nas emergências”, aponta Monteiro.

Vacinação e prevenção

Foto: Pexels / RF._.studio

A vacinação da gripe Influenza é uma importante aliada da população e facilita muito na hora do diagnóstico preciso. Isso porque gripes e resfriados também se se assemelham muito à covid-19. “Se nós tivermos um bom percentual da população vacinada contra a gripe, vamos ter uma diminuição da circulação desse vírus e um número menor de pessoas com esse quadro, consequentemente. Pessoas com sintoma típicos das duas doenças – gripe e covid-19 – que já estiverem vacinadas contra a primeira terão a doença descartada, uma vez que já estão imunizadas”, diz Wladimir Queiroz, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia e professor da faculdade de ciências médicas de Santos.

Queiroz lembra que, mais do que nunca, as pessoas devem se precaver de doenças de outono, uma vez que a forma de se prevenir é a mesma para o novo coronavírus. “Usar máscaras, evitar aglomerações, se manter em ambientes ventilados e fazer a higiene constante das mãos são medidas fundamentais. Todos esses métodos vão ajudar a reduzir gripes, resfriados e a própria covid-19.”

Confira alguns dos problemas respiratórios mais comuns:

Asma – Inflamação e obstrução das vias aéreas. Seus sintomas são tosse, falta de ar, chiado, dor ou aperto no peito.

Bronquite – Inflamação dos brônquios. Nas crianças, a bronquite é geralmente provocada por vírus e bactérias e tem curta duração. Ela é marcada por tosse úmida, com catarro e secreção abundante.

Bronquiolite – Inflamação dos bronquíolos. Trata-se de uma infecção viral, que acomete a parte mais delicada do pulmão dos bebês (os bronquíolos). O quadro se inicia como um resfriado, com obstrução nasal, coriza clara, tosse, febre, recusa das mamadas e irritabilidade de intensidade variável. Em um ou dois dias, o quadro evolui para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e chio de peito.

Gripe – Infecção viral aguda causada pelo vírus Influenza que acomete, especialmente, o sistema respiratório. A febre é o sinal mais proeminente em crianças com gripe. Os sintomas respiratórios mais comuns são coriza (rinorreia), tosse não produtiva, disfonia (rouquidão) e dor de garganta (odinofagia). Além da febre, os demais sintomas sistêmicos frequentes são mialgia, calafrios, mal-estar geral, apatia, fadiga e cefaleia (dor de cabeça).

Resfriado – Infecção viral que afeta o sistema respiratório. Os sintomas do resfriado são mais leves e duram menos tempo que a gripe, em média, quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo, febre baixa e dor de garganta leve.

 

 

 

 

fonte: https://www.metroworldnews.com.br/foco/2021/04/22/coriza-espirros-e-irritacao-na-garganta-quem-se-identifica-tipicas-doencas-de-outono-agora-se-confundem-com-covid-19.html

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Deutsche Welle O Brasil tem sido um caso mundial raro de acúmulo de erros no combate à doença...
Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account