fbpx

Compartilhe
Pin It
PODER360

Pesquisa feita por cientistas da Duke University, nos Estados Unidos, mostra que o desenvolvimento de uma “vacina universal” contra o coronavírus está próximo. O imunizante protegeria contra atuais e futuros betacoronavírus. Uma linhagem do vírus, Sars-CoV-2, foi responsável pelo surgimento da covid-19.

imunizante110521

Ali Raza/Pixabay - Imunizante protegeria contra atuais e futuros betacoronavírus, vírus responsável por covid-19, Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) e Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Os resultados, ainda preliminares, foram publicados nessa 2ª feira (10.mai.2021) na plataforma on-line da revista científica Nature. Eis a íntegra (20 MB).

Além da covid-19, os betacoronavírus causaram outras epidemias, como as da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) e Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Os pesquisadores se concentraram em desenvolver um imunizante que bloqueie a ligação da chamada proteína Spike com o receptor ACE2.

Essa ligação, responsável por permitir que o vírus ataque o sistema imunológico, é comum a todos os betacoronavírus. Por isso, a comunidade científica acredita que futuras linhagens do vírus também dependerão dessa conexão para atacar o sistema imunológico.

No trabalho da Universidade Duke, liderado por Kevin Saunders, grupos de macacos foram vacinados com dois tipos de vacina.

Uma continha nanopartículas que levam partes da proteína Spike. A outra usou a mesma tecnologia dos imunizantes anticovid desenvolvidos pela Pfizer/BioNTech e Moderna: o mRNA (RNA mensageiro).

Os pesquisadores, então, inocularam os coronavírus da Mers, da Sars e da covid-19 (variantes brasileira, sul-africana e chinesa). Os grupos vacinados foram comparados a outros, de animais infectados e não vacinados.

Ambas as vacinas foram eficientes ao bloquear a ligação da proteína Spike com o receptor, mostrando que são eficazes na proteção contra infecções causadas pelos betacoronavírus.

Os resultados mostram que o imunizante de nanopartículas se saiu melhor. Mas os cientistas ressaltaram que a vacina de mRNA também neutralizou a ação dos vírus e pode ser importante para “fornecer uma plataforma para o desenvolvimento de vacinas” universais.

O imunizante ainda precisa passar por duas etapas antes de chegar ao mercado: aplicação em pequenos grupos de humanos e testes em larga escala.

 

 

 

 

FONTE: https://www.poder360.com.br/coronavirus/cientistas-desenvolvem-vacina-universal-contra-coronavirus/

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

MetSul Massa de ar de enorme intensidade chega ao Sul do país na próxima semana com temperatura...
Jéssica Gotlib Presidente convidou o homem a uma live e reforçou a fala racista dizendo que ele...
Brasil247 Foto: Reprodução Ativistas de direitos humanos, jornalistas e advogados em todo o mundo...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp. Tem-se a impressão de que há um grande pessimismo em relação à época na qual vivemos. Por um lado, tudo é demonizado e nada vale a pena, pois só o passado era a única coisa mais bela desse mundo. Lá éramos felizes e...

Helio & Deise Peixoto “O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras.”Provérbios 14:3 {loadposition apoiador-estilo-vida} Sabemos quão importante é obedecer à Palavra de Deus...

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account