fbpx

Compartilhe
Pin It

Por Equipe Personare

Entenda os benefícios para o corpo e saiba onde encontrar a Vitamina D

Afinal, pra que serve a Vitamina D? Em geral, todas as vitaminas são imprescindíveis para o funcionamento do nosso organismo.

A única vitamina que pode ser produzida pelo corpo é a Vitamina D, a partir do efeito da luz solar sobre a pele. O sol é fundamental, portanto, para todos nós. Este guia vai ajudar você a entender a importância da Vitamina D na sua vida.

Pra que serve a Vitamina D

A principal função da vitamina D é a de contribuir para a absorção do cálcio, beneficiando as funções celulares e a saúde óssea, inclusive dos dentes.

Trata-se de um nutriente que não é importante apenas para a saúde dos ossos, como também para a imunidade e o humor, evitando doenças como depressão e ansiedade.

A Falta e o excesso de Vitamina D

Tanto o déficit quanto o excesso podem provocar reações indesejáveis.

A falta de Vitamina D no corpo pode causar raquitismo (em crianças), fraqueza de ossos e dentes, diarreia, miopia, nervosismo, deficiência do metabolismo e propensão à osteoporose e à osteopenia.

Além de  enfraquecer o sistema imunológico e deixar o organismo propenso à várias doenças como a pressão alta, câncer e esquizofrenia.

Vitamina D para as mulheres

A terapeuta ortomolecular Adriane Splendore explica que o cálcio é considerado um calmante. As mulheres que têm baixa de cálcio estão mais propensas aos desconfortos da TPM.

Alimentos com Vitamina D

A exposição ao sol é a principal fonte de vitamina D, porém alguns de seus nutrientes estão presentes em alimentos, como peixes (sardinha, atum, salmão), ovos, manteiga e cogumelos (portobello, paris e shiitake, por exemplo).

A importância do Sol para Vitamina D

Outro fator importante é que a exposição saudável à luz do sol faz com que o organismo produza a vitamina D, que é fundamental para regularizar os níveis de cálcio e fósforo, que entre várias funções protegem nossos ossos e dentes. Os horários mais adequados são antes de 10h e depois de 16h.

Vitamina D e coronavírus

Existem estudos em andamento que investigam a relação entre Vitamina D e coronavírus. Mas as pesquisas ainda são inconclusivas. Em geral, doses adequadas de Vitamina D no organismo podem trazer benefícios para quadros de grupes comuns.

Importante sempre lembrar que suplementos de Vitamina D só devem ser tomados com recomendação médica. Em geral, para ter os níveis adequados basta tomar sol todos os dias nos horários indicados.

 

FONTE: https://www.metrojornal.com.br/personare/2020/08/24/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-vitamina-d.html

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account