fbpx

Compartilhe
Pin It

Descubra todos os benefícios desse antioxidante superpoderoso que é capaz de proteger o organismo contra diversas doenças.

Imagem: reprodução / Unsplash

É provável que você coloque no seu prato quase todos os dias uma porção de licopeno. Afinal, tomate, mamão e melancia são fontes do nutriente. E costumam fazer parte da dieta da maioria das pessoas. A partir de agora, você confere por que ele é essencial para a saúde.

 

O que é licopeno?

melancia é fonte de licopeno

Imagem: reprodução / Unsplash

De acordo com diferentes pesquisas, o licopeno é o antioxidante natural mais poderoso que existe. Ou seja, ele é capaz de combater os radicais livres, verdadeiros inimigos da saúde. Isso porque envelhecem as células, levando a doenças crônicas.

“O licopeno é um dos responsáveis pela cor vermelha de diversos alimentos. Mas o maior destaque é, sem dúvida, a ação antioxidante”, explica a nutricionista Clarissa Fujiwara. Ele ajuda, por exemplo, a proteger a saúde do coração, já que regula os níveis de colesterol. Assim, previne contra infartos e AVC.

Além disso, estudos mostram que o licopeno reduz o risco de alguns tipos de câncer. É o caso do câncer de mama e, principalmente, de próstata.

Outros benefícios são o reforço na imunidade e a melhora da sensibilidade à insulina. Isso é importante para evitar obesidade e diabetes. O nutriente ainda protege contra problemas oculares, entre eles a catarata.

 

Quais são as fontes do nutriente?

alimentos vermelhos

Imagem: reprodução / Unsplash

O nutricionista Danilo Lira, do Hospital Anchieta de Brasília, ressalta que é essencial manter uma alimentação equilibrada. Só assim você pode, de fato, aproveitar todas as vantagens do licopeno. “Não existe uma quantidade exata para o consumo, mas é importante, tendo em vista os benefícios”, afirma.

Por isso, o ideal é consumir licopeno diariamente. Então, aposte em alimentos vermelhos como tomate, melancia e goiaba. Mamão, caqui e pitanga são outras fontes incríveis da substância. A lista se completa com cenoura, abóbora, pimentas e pimentões vermelhos.

Vale lembrar que o corpo absorve melhor o nutriente depois de aquecido, caso do molho de tomate. “Também é indicado contar com a presença de gorduras. Por isso, use um fio de azeite nas preparações, principalmente em saladas”, diz Clarissa.

 

Suplementos

goiabas contêm licopeno

Imagem: reprodução / Pinterest

Além da versão in natura, o licopeno é usado como suplemento. “Mas estudos mostram que o corpo absorve melhor o nutriente de fontes naturais. Ou seja, a dica é apostar em uma dieta rica em licopeno”, afirma Clarissa.

Por outro lado, é possível usar a suplementação se necessário. “Se não puder ingerir os alimentos, use o suplemento. Mas lembre-se que, para isso, você precisa passar por um médico ou nutricionista” conclui Danilo.

Fontes: Clarissa Fujiwara, nutricionista e mestre em Ciências pela USP. Danilo Lira, nutricionista do Hospital Anchieta de Brasília.

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Metro World News Há oportunidades para enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros /...
Isadora Teixeira A Coalizão Negra por Direitos disse que ingressou com ação civil pública contra a...
Por G1 Piracicaba e Região A imunização deve ser agendada pelo site da prefeitura; confira todos...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de churrasco com acém e setinho fazer em casa facilmente. Uma versão um pouco mais econômica para o fim de semana. / Reprodução - YouTube...

Marina Estevão - Revista Seleções Bombom já é uma sobremesa deliciosa... Agora, imagina um bombom de leite Ninho caseiro e superfácil de fazer? © pamela_d_mcadams/iStock Bombom de leite Ninho:...

Pedro Marques Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça © Fornecido por Revista Menu Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça -  Paçoca do Beco, por Academia da Cachaça / Foto:...

Metro World News Confira uma receita prática e deliciosa de pudim de pão simples para fazer em casa facilmente. Uma preparação especial. / Reprodução - YouTube Receitas de Pai {loadposition...

RELIGIÃO

Fernando Rossit O fenômeno se traduz por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. Conhecido como déjà vu, ou paramnesia...

Helio & Deise Peixoto “…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18 {loadposition apoiador-estilo-vida} Mesmo sendo...

Frei Luiz Iakovacz Nas celebrações dominicais, leem-se três leituras bíblicas, das quais a primeira é sempre extraída do AT. No Tempo Pascal, porém, tanto nos dias de semana como nos domingos, proclama-se Atos dos Apóstolos. Com isso, a Igreja...

ESTILO DE VIDA

Divulgação

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account